Candidatos a exercer a profissão contábil fazem exame de suficiência no domingo, 14

A cada edição, o exame de suficiência vem recebendo número crescente de inscrições. Para a que será realizada no próximo domingo, dia 14, estão inscritos 58 mil candidatos. Na primeira edição, no primeiro trimestre, foram cerca de 55 mil. Os candidatos são bacharéis e estudantes do último ano do curso de Ciências Contábeis, além de técnicos em contabilidade. As provas serão aplicadas em todo o país no horário das 9h30 às 13h30.

Segundo Nelson Zafra, vice-presidente de Registro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Exame de Suficiência é um instrumento importante para a classe porque assegura um profissional mais preparado para o mercado de trabalho. “Precisamos de contadores que estejam preocupados em se capacitar para oferecer um serviço melhor e cada vez mais eficiente para a sociedade”, afirma.

Do total de inscritos homologados - aqueles que confirmaram a participação -, 47 mil realizarão as provas. Desses, 37 mil farão as provas para contador e cerca de 10 mil para técnico em contabilidade. São Paulo é o estado que recebeu o maior número de inscrições: 9.228 para contador e 4.675 para técnico. No Paraná, estão inscritos 2.785 candidatos: 2.324 bacharéis em Ciências Contábeis e 456 técnicos.

Atualmente, o Brasil possui cerca de 500 mil profissionais da Contabilidade. São Paulo aparece na frente, com 139.112 profissionais registrados, seguido de Minas Gerais, com 54.956 e Rio de Janeiro com 54.876, Rio Grande do Sul com 38.077 e Paraná com 32.166. As mulheres somam 41%, 207 mil contra 293 mil profissionais (59%) homens. A maioria (62%) dos profissionais é formada por bacharéis em Ciências Contábeis, enquanto os técnicos representam 38%.