Se as mulheres são maioria na sociedade brasileira (>51%), se são a maioria do eleitorado (>53%) , se já são as responsáveis financeiras por mais de 45% dos lares do país, como então retratar essa realidade na classe contábil e nas entidades? Com essa reflexão, teve início mais uma reunião da Comissão Consultiva de Representantes da Classe Contábil do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), que contou com a participação de presidentes de sindicatos e associações de profissionais contábeis de todo o estado, da Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná (Fecopar) e dos SESCAPs (Paraná e Londrina). O encontro aconteceu na tarde de quinta-feira (25), na sede da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (ACICAM).

O presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, chamou a atenção para a responsabilidade das lideranças ali reunidas de refletir quanto a essa questão e desenvolver políticas afirmativas para aumentar a representatividade feminina. Para isso, convidou a coordenadora da Comissão CRCPR Mulher Contabilista, Rosemere Kiyomi Hayashi, para compartilhar sua experiência e falar sobre os planos de seu grupo de trabalho. Rosemere emocionou a todos com seu relato, ao enfatizar que tudo de que as mulheres necessitam para aumentar sua participação nas entidades é um convite. Ela fez um apelo para que todos intensifiquem sua busca por mulheres dispostas a trabalhar a favor da valorização da profissão.

Em seguida, Laudelino passou a palavra para a conselheira Eva Schran de Lima, convidada recentemente a integrar a Comissão CFC Mulher. Eva, que já foi delegada representante do CRCPR, vereadora e vice-prefeita de Guarapuava, não apenas apresentou números sobre a condição feminina na sociedade, mas também apontou fatores histórico-culturais que resultam no número relativamente baixo de mulheres em posições de liderança e na remuneração média 30% mais baixa que a de homens em funções similares. Ela enfatizou que há estudos demonstrando que, se políticas afirmativas não forem urgentemente discutidas e implementadas, na marcha atual as mulheres levarão 200 anos para se equipararem aos homens em questões de igualdade.

A presidente do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista, Ana Cláudia Kruger, falou sobre as ações da entidade para empoderar as associadas, estimulando-as à participação, e sobre o esforço para aumentar a interação e a representatividade junto a outras entidades. O Presidente Jochem conclamou as lideranças presentes a levarem a questão da representatividade feminina para suas bases e a trabalharem em propostas para acelerar esse processo e incorporar cada vez mais a mulher nas entidades e na profissão contábil.

Desenvolvimento Regional

O conselheiro Danilo Grani apresentou, na sequência, os resultados animadores do programa CRCPR em Sua Região, ressaltando sua importância, visto que a experiência tem demonstrado que muitos profissionais da contabilidade desconhecem alguns serviços disponibilizados pelo CRCPR e qual o papel de cada entidade contábil na representação e defesa dos interesses da classe. Para Grani, os encontros que vêm sendo promovidos pela Câmara de Desenvolvimento Regional têm sido muito proveitosos ao levar essas informações aos participantes. Segundo ele, as próximas cidades confirmadas são Marechal Cândido Rondon, em 20/9, e Toledo e Cascavel, em 21/9.

A reunião terminou com o momento da palavra livre, durante o qual os participantes falaram sobre o que as entidades têm feito para aumentar a participação feminina e manifestar seu acolhimento ao programa CRCPR em sua Região.

Participações

Além das lideranças já citadas, participaram também da reunião:

CRCPR: vice-presidentes: Eunice M. Cavalli Duarte (Controle Interno); Everson Breda Carlin (Adm. e Finanças); Claudemir Matiusso (Registro); Narciso Dóro Júnior (Relações Sociais); e Jefferson Paulo Martins Fiscalização, Ética e Disciplina). Conselheiros: Ariane Y. de Almeida Rocha (coordenadora geral das Comissões Temáticas);  Jéssica H. Dallagrana Salvá; Márcia Ogido Hokama; Alberto Barbosa; Rodinei Bonfadini; Fernando Borazo; César Alberto Ponte Dura; Gisele Machioski; e Luiz Fernando Ferraz. Funcionários: Gerson Borges de Macedo (diretor superintendente) e Wanderlúcio Leite (coordenador da Assessoria Jurídica). Delegados representantes: Cléber Roberto Francioli (Campo Mourão); João Marcelino de Oliveira (Londrina) e Kelly Menegari (Colombo - representando também i IPMCont).

Fecopar: Paulino José de Oliveira (presidente); Mariza Pante Ferreira (vice-presidente de Assuntos Profissionais e Culturais); Gilson Luís da Silva (diretor financeiro); e Vilson Oliveira de Souza (1º vice-diretor financeiro)

SESCAP-PR: Nelson Zafra (vice-presidente)

SESCAP-Londrina: Euclides Nandes Correia (presidente); e Marcos Ferreira

Sindicatos de Contabilistas: José Carlos Silva (Sicap-Apucarana), Idnei Hundsdorfer (Sinconcam-Campo Mourão), Diego Paim (Sincovel-Cascavel), Juarez Tadeu Morona Filho (Sicontiba-Curitiba), Mirandi Bonissoni (Sincobel-Francisco Beltrão), Leandro Ricardino Correa (Sincofoz-Foz do Iguaçu), Sadi Giongo (Sincopuava-Guarapuava), Elisandro Henrique Leonardi (Sincolpar-Litoral Paranaense/Paranaguá), José Koichi Takaesu (Sincolon-Londrina), José Carlos Cardoso Góes da Silva (Sincontábil-Maringá), Rubens Ricardo Polido (Sincopar- Paranavaí), Maurício Cavalli (Sincopon-Ponta Grossa), Moacir Beladelli (Sincoeste-Toledo), Jean Corradini (Sincouma-Umuarama), e Márcio Rodrigo Iltchechen (Sindicounião-União da Vitória).

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.