Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

O moderador Aécio Prado Dantas Júnior (presidente do CFC) e o palestrante Laudelino Jochem (presidente do CRCPR) na primeira palestra do evento em 6/6

A cidade de Campina Grande (PB) recebeu a palestra do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, sobre "A Tecnologia e seus Impactos no Cenário Contábil Brasileiro", ministrada no Conexão Contábil Nacional, que aconteceu nos dias 6 e 7 de junho, com palestras e debates gratuitos.

Laudelino falou sobre a cronologia de mudanças na área contábil, desde os primeiros computadores e internet, até softwares integrados, Nota Fiscal Eletrônica, SPED Fiscal, Contábil e Social, e International Financial Reporting Standards (IFRS). 

"240 milhões de reais por mês são desperdiçados pelas organizações contábeis por falta de gestão profissional e de uso de tecnologias adequadas", comentou Jochem, que reforçou que menos de 10% das organizações contábeis brasileiras têm gestão profissional. "O trabalho não especializado será cada vez mais realizado por softwares, em grande escala, com alta velocidade e ficará cada vez mais barato", contou. 

O presidente comentou sobre como as organizações contábeis precisam focar mais na parte estratégica do que na operacional, entregando serviços contábeis analíticos e que agreguem valor para o cliente. Lembrou ainda que a automatização é o caminho para acelerar essas entregas e dedicar-se ao que realmente impacta o cliente. Falou também sobre blockchain, modelos de negócio especializados e customizados e o novo perfil do profissional contábil. 

A palestra, a primeira do evento, foi moderada pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior. 

Para assistir na TV CRCPR à gravação do dia 6 de junho com a palestra de Laudelino Jochem, clique aqui!

Conexão Contábil

O Conexão Contábil Nacional Campina Grande debateu questões relacionadas à atuação do profissional da contabilidade, como Educação, Agronegócio, Terceiro Setor, Tecnologia e Perícia, Liderança, Gestão de Empresas e Sustentabilidade (confira aqui a programação completa). O evento híbrido foi organizado pelo Sistam CFC/CRCs, pelo Conselho Regional da Paraíba (CRCPB) e pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), com o apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). 

Edições anteriores do Conexão Contábil: Em 2022, o Sistema CFC/CRCs realizou outras edições do projeto, que contemplaram as regiões Nordeste, Norte, Sul e Sudeste, e contaram com a participação de profissionais da contabilidade, empresas e estudantes da área contábil. Em agosto, a sede do CRCPR, em Curitiba, recebeu o Conexão Contábil região SulClique aqui e assista às edições de 2022.





Reprodução permitida, desde que citada a fonte.