Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Ajudar a transformar a vida de crianças, adolescentes e pessoas idosas em Foz do Iguaçu sem pagar nada a mais. Esse é o objetivo que une poder público, entidades e organizações sociais mobilizadas em torno da campanha Imposto de Renda Solidário, lançada em evento aberto para a comunidade no dia 6 de maio, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI). 

Voluntário na campanha, o delegado representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na região, Elias Dandolini, participou do lançamento e ressaltou o papel fundamental dos profissionais da contabilidade na iniciativa. Segundo ele, os contadores possuem o conhecimento técnico necessário para orientar e sensibilizar seus clientes sobre a possibilidade de destinar parte do Imposto de Renda (IR) aos Fundos da Infância e da Pessoa Idosa.

“Enfatizamos o convite aos colegas profissionais da contabilidade a fortalecer a campanha”, sublinha Elias Dandolini. “Muitos já orientam seus clientes. Queremos tornar essa mensagem mais forte e permanente, para que pessoas e empresas doem parte de seu imposto devido, mantendo o dinheiro em Foz do Iguaçu e, assim, ajudando quem mais precisa”, concluiu.

O evento foi uma oportunidade para conhecer projetos apoiados com recursos dos fundos, esclarecer dúvidas e receber orientações sobre como realizar a destinação do IR a causas sociais. A iniciativa reuniu contadores, empresários, agentes públicos, profissionais da saúde, gestores e representantes de organizações sociais de Foz do Iguaçu, além de beneficiários diretos dessas ações. Durante o encontro, foram apresentados dados que demonstram o potencial não aproveitado pelo município na captação de recursos por meio da destinação do tributo federal aos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa, instrumentos legais monitorados por órgãos que garantem sua transparência e correta aplicação. 

A campanha Destina IR resulta de parceria entre o CRCPR, Hospital Itamed, Associação Comercial e Empresarial (ACIFI), Prefeitura de Foz do Iguaçu, Receita Federal do Brasil (RFB), Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codefoz), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Funcriança, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e Fundo da Pessoa Idosa.

"Não tenham receio de destinar o Imposto de Renda, essa é a mensagem da Receita Federal”, realçou o delegado da Receita Federal do Brasil (RFB) Antonio Carlos de Almeida. “Foz do Iguaçu tem um potencial que nem todas as cidades do país possuem. Por isso, a importância do esforço entre a sociedade e o poder público em torno dessa campanha”, disse o delegado, que ainda passou orientações e enfatizou que o recurso ajuda a desenvolver a política de assistência da cidade, sem onerar a prefeitura. 
“Temos um potencial enorme em nossa cidade para fortalecer esses fundos públicos e garantir mais recursos em projetos para a infância e pessoas idosas”, reforça o diretor-superintendente do Hospital Itamed, Gilmar de Oliveira. “Nossa intenção é mobilizar a sociedade, empresários, profissionais liberais e servidores públicos, por exemplo, para fazerem esse gesto solidário e cidadão”, convida.

Com um gesto de cidadania, pessoas físicas e empresas podem doar parte do Imposto de Renda (IR) devido, isto é, o valor a ser recolhido obrigatoriamente, e assim beneficiar dois fundos iguaçuenses que custeiam projetos sociais. Esse dinheiro fica na cidade, em vez de seguir para a arrecadação pela União. 

“Essa união tem o propósito de criarmos uma campanha duradoura para que mais recursos do Imposto de Renda fiquem na cidade, dinheiro que faz tanta falta para projetos e ações da comunidade”, enfatiza o presidente do Conselho Superior da ACIFI, Rodiney Alamini. “Tanto a empresa quanto o empreendedor, na forma de pessoa física, podem fazer a destinação aos fundos da Criança, Adolescente e Pessoa Idosa”, explica. “Por isso, salientamos para que o empresário associado à ACIFI participe do lançamento da campanha, tire suas dúvidas, receba toda orientação e seja um doador”, realça Rodiney.

Voluntário na campanha, o delegado representante do CRCPR em Foz do Iguaçu, Elias Dandolini, participou do lançamento na cidade


Reprodução permitida, desde que citada a fonte.