A campanha Declare Certo! completou 16 anos orientando gratuitamente os contribuintes sobre a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) em diversas cidades do Paraná na última sexta-feira (12), contabilizando mais de 15 mil atendimentos ao longo desse período.

O evento foi realizado pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR), em conjunto com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Receita Federal do Brasil (RFB), Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (Sicontiba), Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCont), PUCPR e entidades das diversas localidades em que a campanha ocorreu. Em praças e locais públicos nas cidades de Curitiba, Arapongas, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Pato Branco, Toledo e Umuarama, ao longo de todo o dia empresários, profissionais contábeis, professores e estudantes de Ciências Contábeis esclarecem as principais dúvidas da população de forma voluntária.

Representantes das entidades promotoras, apoiadoras e voluntários dedicaram parte do seu dia ao atendimento à população na Boca Maldita.

Segundo o presidente do SESCAP-PR, Alceu Dal Bosco, “várias pessoas participaram da campanha neste ano, além de autoridades que prestigiaram a ação e nossos associados, o que é um balanço muito positivo. As dúvidas ainda giram em torno da obrigatoriedade da declaração, em casos de venda de patrimônio e muitas pessoas quiseram confirmar se sua declaração está correta antes de enviá-la”, comentou. Além disso, a repercussão da campanha na mídia traz um efeito positivo. “Além das orientações sobre a declaração, a divulgação da imprensa gera um alerta sobre o prazo de entrega, que está chegando ao fim”, acrescenta. O prazo final para o envio é até o dia 30 de abril.

Laudelino Jochem, vice-presidente do CRCPR (dir.), saúda o presidente da Fecopar, Divanzir ChiminacioPara Laudelino Jochem, vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, que representou o presidente Marcos Rigoni na metade da manhã, atendendo a população na tenda armada na Boca Maldita, centro histórioco da capital, "a iniciativa aproxima o profissional contábil da população. Muitas vezes a pessoa tem uma dúvida corriqueira e não sabe a quem recorrer. São pequenas coisas que, informadas da maneira correta, evitam enormes dores de cabeça ao contribuinte".

A presidente do IPMCont, Márcia Almeida, e o inspetor fiscal do CRCPR Rafael Amaral tiram dúvidas de contribuinte.Como tem feito todos os anos, o CRCPR disponibilizou inspetores fiscais para participar do atendimento à população. O colaborador Rafael Amaral esteve na tenda durante o período da manhã. Já na parte da tarde, o atendimento ficou a cargo do inspetor Gilberto Quadros.

Destinação ao FIA

Precisamos aumentar a conscientização das pessoas e aumentar esses números", reforça Narciso Dóro Jr., vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, ao comentar sobre as destinações ao FIA.Já para o vice-presidente de Relações Sociais da autarquia, Narciso Dóro Júnior, que também participou do plantão de atendimentos, a participação na campanha é mais uma oportunidade para reforçar o incentivo à destinação de até 3% do imposto devido pelos contribuintes que preenchem o modelo completo aos Fundos da Infância e da Adolescência (FIA). "Nunca é demais lembrar que apenas uma pequena parte dos contribuintes, menos de 5% no Paraná, vêm aproveitando esta chance única de fazer com o que os impostos que pagamos revertam diretamente em benefício de projetos sociais nas suas próprias comunidades. Precisamos aumentar a conscientização das pessoas e aumentar esses números", reforça.

O coordenador da Comissão Estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Francisco Savi, também tirou dúvidas de diversos contribuintes ao longo do dia. "Toda vez que aparece um contribuinte que faz declaração completa, aproveito para esclarecer sobre as destinações ao FIA. As pessoas ficam bem felizes em saber que podem até escolher para qual entidade ou fundo querem contribuir, e que elas não têm que tirar nenhum centavo a mais do bolso", diz. Segundo ele, que há anos atua como voluntário nas campanhas, as informações prestadas ainda são sobre a obrigatoriedade da declaração e a isenção do imposto para pessoas com idade superior a 65 anos. “As pessoas também questionam a forma de declarar imóveis, bens e imóveis em construção”, acrescentou.

O Hospital Pequeno Príncipe aproveitou a ação em Curitiba para divulgar a importância do repasse de parte do Imposto de Renda devido ao FIA. O coordenador de Captação de Recursos do hospital, Antony Assunção, explicou como é o processo para ajudar às crianças e famílias de todo o Brasil que necessitam do atendimento. "Com a doação dos impostos, a gente consegue melhorar a infraestrutura, contratar novos médicos, financiar pesquisas, ofertar todo um trabalho de humanização do hospital, que é quando as famílias precisam de apoio para alimentação, higiene, assistência social, psicologia e muitos outros. Se não fosse a doação de impostos de pessoas físicas e jurídicas, não conseguiríamos ofertar isso”, pontua.