Campanha de orientação gratuita sobre o IRPF ocorre amanhã, sexta-feira, em 12 cidades paranaenses

O SESCAP-PR, com o apoio de várias entidades, entre as quais o CRCPR, realiza nesta sexta-feira, 15, sua tradicional campanha Declare Certo, em Curitiba e mais 11 cidades paranaenses. Das 9h às 17h, empresários do setor contábil deixarão seus escritórios para atuar voluntariamente em praça pública, orientando os contribuintes sobre o correto preenchimento da Declaração de Imposto de Renda.

Em sua 13ª edição, a campanha ocorrerá simultaneamente nas cidades onde o SESCAP-PR possui escritórios regionais: Arapongas, Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá, Pato Branco, Toledo e Umuarama, além de Apucarana e Marechal Cândido Rondon. “É uma ação de responsabilidade social que visa sanar aquelas dúvidas que sempre ocorrem no momento de declarar e evitar que o contribuinte caia na malha fina ou perca seu precioso tempo na fila de atendimento da Receita Federal”, afirma o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, ao destacar que o Declare Certo tem o apoio da Receita Federal, da Fenacon, do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR), Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas), da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), entre outras entidades.

Blitz do FIA

Paralelamente à campanha Declare Certo! será realizada a Blitz do FIA, exceto em Apucarana e Marechal Cândido Rondon. A ação incentiva o repasse de parte do imposto de renda devido aos Fundos para a Infância e Adolescência (FIA) municipais, estadual e federal, conforme previsto na Lei 12.594/2012.

Na opinião do presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, a destinação ao FIA deve ser mais praticada pelo contribuinte, incentivada e lembrada pelo contador, já que o recurso é revertido em benefício de ações sociais no município em que residem. “Outra vantagem é que o cidadão pode acompanhar a utilização desse recurso pelos Conselhos da Criança e do Adolescente”, afirma.

Locais da campanha

Confira a programação da campanha “Declare Certo”:

- Apucarana - Praça Rui Barbosa (em frente à Catedral) - (43) 3274-4394 ou arapongas@sescap-pr.org.br
- Arapongas - Praça da Igreja Matriz - (43) 3274-4394 ou arapongas@sescap-pr.org.br
- Cascavel - Travessa Padre Champagnat – Centro (em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida) - (45) 3224-6350 ou cascavel@sescap-pr.org.br
- Curitiba - Boca Maldita – (41) 3222-8183/ramal 4714 ou eventos1@sescap-pr.org.br
- Foz do Iguaçu - Praça do Mitre - (45) 3572-3948 ou foz@sescap-pr.org.br
- Francisco Beltrão - Praça central da cidade - (46) 3527-1940 ou franciscobeltrao@sescap-pr.org.br
- Guarapuava - Calçadão da Rua XV de Novembro (em frente ao Clube Guaíra) - (42) 3623-2841 ou guarapuava@sescap-pr.org.br
- Maringá - Avenida Getúlio Vargas (em frente ao banco Bradesco) - (44) 3026-6087 ou maringa@sescap-pr.org.br
- Marechal Cândido Rondon (em parceria com Associação dos Contabilistas e Núcleo das Empresas Contábeis da Associação Comercial locais): esquina das ruas Sete de Setembro e Santa Catarina, no Centro - (45) 3254-1802 ou ademir@piramidecontabilidade.com.br
- Pato Branco - Praça Getúlio Vargas - (46) 3225-0992 ou patobranco@sescap-pr.org.br