Campanha busca a valorização do profissional da contabilidade

Criada em novembro de 2016 para promover a comunicação do CRCPR com os profissionais da contabilidade, com estudantes e com o empresariado em geral, orientando sobre a profissão, áreas de atuação, obrigações e deveres do profissional e órgãos de fiscalização, a Comissão Especial de Valorização Profissional desenvolveu a campanha +Valor, lançada com sucesso durante a 17ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado do Paraná, em Foz do Iguaçu, no último dia 17 de maio.

A comissão é coordenada pelo contador Fábio Bonsenhor, conselheiro do CRCPR e membro da Câmara de Fiscalização, pelo vice-presidente de Administração e Finanças, Laudelino Jochem, pela vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Elizangela de Paula Kuhn, pela presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR) e conselheira do CRCPR, Nilva Amália Pasetto e pela coordenadora do curso de Ciências Contábeis da PUC-PR e coordenadora da Comissão de Coordenadores e Professores dos Cursos de Ciências Contábeis, professora Luci Michelon Lohmann.

Nesta entrevista, o coordenador da comissão explica que o objetivo da campanha é mostrar que o empresário só tem a ganhar contando com os serviços de um bom profissional contábil. Confira a seguir:

Fábio Bonsenhor, conselheiro do CRCPR e membro da Câmara de Fiscalização, coordena a comissão idealizadora da campanha.

Como surgiu a ideia de realizar esta campanha?

Fábio Bonsenhor: O ponto de partida foram as palavras da nossa missão institucional - "promover o desenvolvimento da profissão contábil, primando pela ética e qualidade na prestação dos serviços, atuando como fator de proteção da sociedade". Ao longo de nosso trabalho na Câmara de Fiscalização, identificamos a oportunidade de realizar um trabalho proativo junto ao meio empresarial, buscando conscientizar o empreendedor, o empresário, de que o profissional contábil pode agregar muito mais valor às empresas que são suas clientes do que o simples cumprimento das obrigações contábeis exigidas por lei e o processamento de folha de pagamento e escrituração fiscal.

Por que o foco da campanha é o empresário, e não o contador?

FB:
A grande massa das empresas no Paraná, assim como em todo o país, é formada por empreendimentos de micro e pequeno porte. Muitas vezes esses empresários, por desconhecimento do potencial do profissional contábil como parceiro para o seu negócio, também pressionados pela questão dos custos, ainda mais em tempos de crise como os que atravessamos, acabam contratando serviços de contabilidade mais pelo preço do que pela qualidade. Como disse o presidente Rigoni no lançamento da campanha, "frequentemente nos deparamos com empresas tentando remendar problemas que lhes custam muito dinheiro e que podem até levá-las a encerrar suas atividades, mas que poderiam ter sido evitados com o aconselhamento de um bom profissional da contabilidade". O que a campanha quer mostrar ao empresário é que o aconselhamento de um bom profissional da contabilidade pode evitar muitas dores de cabeça e, até mesmo, ser crucial para a empresa em um momento de crise, indicando, por exemplo, melhores alternativas para redução de custos e contratação de empréstimos em condições mais acessíveis. E se o momento for de investir, um contador bem preparado pode ajudar, e muito, a identificar oportunidades de mercado, obter financiamentos de linhas de crédito com juros baixos junto a bancos e agências de fomento, que exigem, para começo de conversa, que a contabilidade da empresa esteja 100% regular, preparar a documentação necessária para as empresas participarem de licitações, realizar cálculos de taxas de retorno de investimentos, essenciais para a captação de recursos de investidores, enfim, a lista de serviços que um bom profissional da contabilidade pode oferecer é imensa e facilmente compensa a decisão de pagar um pouco mais caro por serviços de qualidade superior.

Como foi a receptividade ao lançamento da campanha durante a 17ª Convenção?

FB:
Foi a melhor possível. Muitos participantes procuraram nosso estande para elogiar a inciativa e levar materiais de divulgação para apresentar em suas cidades, junto e entidades empresariais locais.

Quais são os próximos passos?

FB:
A diretoria do CRCPR está preparando ofícios para enviar às associações comerciais, entidades representantes das indústrias, das cooperativas e do setor de serviços de todo o estado do Paraná, convidando-as a apoiar e divulgar a campanha em suas mídias. Além disso, estamos preparando materiais da campanha em vários tamanhos e formatos digitais, que serão disponibilizados para download no website do CRCPR, para que as entidades apoiadoras possam escolher os que mais se adaptem aos seus meios de comunicação. Outra frente de trabalho são os sindicatos de profissionais contábeis. Alguns deles já manifestaram interesse de divulgar a campanha, utilizando, inclusive, mídias pagas como outdoor.

Os conselheiros do CRCPR também estão empenhados em divulgar a campanha nas palestras que ministram nas universidades, para que os jovens que estão prestes a entrar no mercado de trabalho tenham a percepção dos benefícios de atuar prezando pelo compromisso com a qualidade e com a ética e encontrem um mercado com clientes mais conscientes do valor verdadeiro do seu trabalho.

Como o profissional da contabilidade ou entidade que quiser aderir à campanha pode ter acesso aos materiais de divulgação?

FB:
Como já mencionei anteriormente, em breve estarão disponíveis no site do CRCPR peças de comunicação em diferentes tamanhos e formatos de arquivo, que poderão ser baixadas gratuitamente por quaisquer interessados em apoiar a divulgação da nossa campanha. Além disso o CRCPR está à disposição, seja por telefone, email ou redes sociais, para prestar esclarecimentos e fornecer informações aos interessados.