Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

CÂMARA TÉCNICA - CRCPR debate propostas ao texto da minuta da ITG 1000



O conteúdo da minuta da Interpretação Técnica Geral 1000, ou ITG 1000, que prevê a adoção de um modelo contábil diferenciado por microempresas e empresas de pequeno porte, esteve em pauta na última terça-feira, 14, em reunião do Conselho Consultivo de apoio à Câmara Técnica do CRCPR. As sugestões de alteração ao texto original do documento (disponível aqui), levantadas na ocasião, serão encaminhadas ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC).



imagem


Conselho Consultivo de apoio à Câmara Técnica discute propostas à ITG 1000.









imagem
Fernando Borazo Ribeiro coordenou a reunião na sede do CRCPR, em Curitiba.


A audiência pública aberta pelo CFC sobre a matéria vai até a próxima segunda, 20. Quem tiver interesse em participar pode enviar comentários para o CFC via internet, para ap.nbc@cfc.org.br. Ou pelos Correios, para SAS, Quadra 5, Bloco J, edifício CFC, Coordenadoria Técnica - Brasília - DF - CEP 70070-920, fazendo referência à minuta no envelope.

A ideia central da ITG 1000 é propor uma alternativa a NBC TG 1000 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, editada pelo CFC (Resolução CFC nº 1.255/09), norma cuja adoção hoje é obrigatória para todas as micro, pequenas e médias empresas brasileiras.






A ITG 1000 está inserida no contexto de um processo, já iniciado no Brasil, de revisão e adequação da convergência das normas brasileiras de contabilidade aos padrões internacionais (IFRS). O texto original da minuta, disponível no site do CFC, estabelece regras para a apresentação de demonstrações e escriturações contábeis e apresenta um modelo de um plano de contas específico para micro e pequenas empresas.

De acordo com o CFC, alguns países já dispensam um tratamento diferenciado para empresas ‘consideradas muito pequenas ou microempresas’, fato que não tem comprometido a convergência aos padrões internacionais.



imagem


Paulo Walter Schnorr, vice-presidente técnico do CRCRS.









imagem
Luiz Carlos de Souza, membro do IBPT, CFC e da Acadêmica de Ciências Contábeis do Paraná.


Na reunião, comandada pelo vice-presidente da Câmara Técnica, Fernando Borazo Ribeiro, foram avaliadas as proposições elaboradas no âmbito do grupo de trabalho coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que reúne entidades como o CFC e a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), dentre outras.






Profissionais de renome na área contábil no país participaram da reunião no CRCPR: Antonio Derseu Cândido de Paula (empresário contábil/membro do Conselho Consultivo), Carlos Augusto Bittencourt Gomes (Conselheiro do CRC), Ivo Destefeni (conselheiro do CRCPR), João Elói Olenike (presidente do IBPT/membro do Conselho Consultivo), João Gelásio Weber (vice-presidente de registro no CRCPR), Juarez Tadeu Morona Filho (Sicontiba), Laudelino Jochem (professor e autor de livro sobre as IFRS/membro do Conselho Consultivo), Luiz Carlos de Souza (conselheiro membro da Câmara Técnica do CFC/membro do Conselho Consultivo), Luiz Fernando Ferraz (SESCAP), Nelson Zafra (coordenador do grupo de estudos de IFRS para pequenas e médias empresas no CFC/ membro do Conselho Consultivo), Paulo Walter Schnorr (vice-presidente técnico do CRCRS), Paulino José de Oliveira (presidente em exercício da Fecopar), Valdir Pietrobon (presidente da Fenacon) e Vicente Pacheco (membro do Conselho Consultivo). A inspetora fiscal Neila Pavelski e o diretor operacional do CRCPR, Hugo Catossi, apoiaram a reunião.



imagem


Valdir Pietrobon, presidente da Fenacon.