Câmara Municipal de Curitiba homenageia classe por Dia do Contabilista

Comemorado no dia 25 de abril, o Dia do Contabilista foi motivo de homenagens na Câmara Municipal de Curitiba nesta quarta (22). Representando as entidades da classe contábil, a convite do vereador Helio Wirbiski (PPS), a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Lucelia Lecheta, discursou durante a sessão plenária, falando em nome dos cerca de 35 mil profissionais contábeis do estado.

Lucelia destacou o importante papel do contabilista para o empresariado frente à intrincada legislação fiscal e tributária do país: “Sabem muito bem os empresários e responsáveis por todo tipo de entidades que ter ao seu lado um bom contabilista não é mais uma opção, e sim uma necessidade e no mar revolto da economia de nosso país, me arrisco a dizer que somos uma grande tábua de salvação do empresariado”, disse.

Entre as lideranças da classe contábil, estiveram presentes Marcos Sebastião Rigoni de Mello, vice-presidente de Administração e Finanças, João Gelásio Weber, vice-presidente da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina, Narciso Doro Junior, vice-presidente de Relações Sociais e Gerson Luiz Borges de Macedo,

diretor superintendente, representando o CRCPR; Divanzir Chiminacio, presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná; Euclides Locatelli, diretor jurídico do Sescap-PR; Pedro Hugo Catossi, presidente do Sicontiba, Dolores Biasi Locatelli, presidente do IPMCont, Nilva Amália Pasetto, vice presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná – ACCPR e coordenadora da Comissão da Mulher Contabilista do CRCPR, João Eloi Olenike, presidente do IBPT, entre outros.

A presidente do CRCPR também destacou seu orgulho pela profissão – “trago a vocês, o sentimento orgulhoso de ter abraçado uma profissão que tem como arte registrar o passado, acompanhar o presente e antecipar o futuro – o que convenhamos é uma grande ferramenta que damos àqueles que querem empreender, gerar empregos e riquezas” –, mas não deixou de pontuar a pesada obrigação dos contabilista de, por meio de seu trabalho, “registrar e mostrar ao mundo os estragos que pessoas inescrupulosas , investidas em poder que não mereciam ter, fazem a toda uma nação”.

Apoio a programas sociais

Lucelia finalizou seu discurso ressaltando a importância dos profissionais contábeis para o desenvolvimento de programas sociais como o FIA – Fundo da Infância e da Adolescência, conscientizando os contribuintes quanto à maneira de contribuir diretamente para suas comunidades ao destinar parte do Imposto de Renda devido a entidades atendidas pelo programa.

Em continuidade a este último tema, a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marcia Oleskovicz Fruet, que prestigiou a homenagem aos contabilistas, subiu à mesa diretora da Câmara para lembrar que os contribuintes, que têm até a próxima quinta-feira (30) para entregar suas declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física, ainda podem beneficiar – e muito – o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA), doando até 3% do imposto devido, no próprio programa da Receita. Ela salientou que esses recursos não ajudam apenas crianças e adolescentes, mas também idosos em situação de abandono ou negligência. “Em 2012, o Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI) recebeu cerca de R$ 250 mil em doações. Em 2014, o volume de recursos chegou a R$ 10 milhões, em boa parte graças ao apoio dos contabilistas”, disse.

Quanto aos recursos do FMCA, ela informou que em Curitiba eles beneficiam mais de 200 instituições sociais. “Esse recurso é direcionado e administrado por um conselho formado por representantes da sociedade civil e de órgãos públicos. Sendo assim, o destino do dinheiro é amplamente discutido, o que dá segurança ao contribuinte de que sua doação vá de fato para projetos que beneficiam milhares de crianças e adolescentes”, afirmou.