Câmara dos Deputados homenageia profissionais da Contabilidade

A Câmara dos Deputados realizou Sessão Solene, na manhã deste dia 30, no Plenário Ulysses Guimarães, para homenagear os profissionais e os empresários da Contabilidade. Os autores do requerimento de solicitação da Sessão foram os deputados e contabilistas Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), Izalci Lucas (PR/DF) e Chico Lopes (PCdoB/CE).

O Dia do Contabilista é celebrado, desde 1926, em 25 de abril; e o Dia Nacional do Empresário Contábil, recentemente criado pela Lei nº 12.387/11, é festejado em 12 de janeiro.

A Sessão foi assistida por um grande número de representantes das principais entidades contábeis brasileiras, como o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) e os Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon/Sescap). Estudantes de Ciências Contábeis também prestigiaram a Sessão Solene.

A Mesa da Sessão foi composta pelos deputados Izalci Lucas e Chico Lopes; pelo presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro; pelo presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon; pelo presidente do CRC do Distrito Federal, Adriano de Andrade Marrocos; e pelo presidente do CRC do ceará, Cassius Coelho.

A Sessão

Presidindo a Sessão, o deputado Izalci Lucas leu a mensagem do presidente da Câmara, Marco Maia (PT/RS), com as congratulações aos profissionais e empresários contábeis. "Nesta homenagem, a Câmara dos Deputados manifesta o seu respeito pelo pleno êxito da profissão e pela contribuição dos profissionais e dos empreendimentos contábeis, nas esferas pública e privada, para o desenvolvimento do País". A mensagem também destacou vários avanços e conquistas da classe contábil, como o restabelecimento legal do Exame de Suficiência, o processo de adoção das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS), a criação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e a criação e o aperfeiçoamento do Simples Nacional, entre outros.

As conquistas da classe, a importância da educação profissional continuada e o papel preponderante da profissão contábil para o desenvolvimento brasileiro foram temas destacados nos pronunciamentos seguintes. O deputado Izalci Lucas ressaltou que, há séculos, a Contabilidade é um instrumento em constante evolução a serviço do progresso. Para ele, no momento político-econômico atual, quando se discute uma reforma tributária, a participação dos profissionais é ainda mais importante: "Ninguém pode oferecer contribuições mais efetivas à reforma tributária do que os contadores".

O deputado Amauri Teixeira (PT/BA) afirmou que os contadores "talvez sejam os profissionais que mais têm a necessidade de dominar conteúdos e conhecimentos para o exercício da profissão", em função da profusão e da complexidade das normas brasileiras. O parlamentar baiano destacou ainda o papel fundamental dos contabilistas para a gestão dos recursos públicos, para a ampliação da transparência das informações e para o aprofundamento da democracia brasileira.

Além de destacar a importância da Contabilidade para o País, o deputado Chico Lopes anunciou a criação, nas próximas semanas, de uma frente parlamentar específica da área contábil. "Essa união de parlamentares irá defender os nossos interesses aqui, no Congresso Nacional, e também lá fora", disse o deputado cearense, acrescentando que os contabilistas não podem ficar fora das discussões da reforma tributária.

O deputado Gean Loureiro (PMDB/SC), por sua vez, ressaltou que a "a natureza e a amplitude da assistência, a segurança proporcionada e o ganho em termos de planejamento e organização financeira têm tornado o contabilista um profissional extremamente requisitado".

O parlamentar também destacou a parceria formada pelas instituições representativas dos contabilistas - entre elas o CFC, os CRCs e a Fenacon -, com o Congresso Nacional.

O deputado Francisco Escórcio (PMDB/MA) fez o discurso seguinte, enfatizando a importância da Sessão Solene para fazer justiça "a uma das maiores profissões brasileiras".

O presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, mencionou, em seu discurso, as principais conquistas da entidade em seus 20 anos de criação. ?Não seria possível nomear aqui tudo que já conseguimos", disse, destacando lutas que ainda há pela frente, como a diminuição da carga tributária e da burocracia brasileira.

Presidente do CFC

"Sabemos que a Classe Contábil brasileira, desde a sua origem, foi animada pela busca do bem comum e movida sempre por elevado espírito público, o que vem norteando as suas ações pelo princípio da legalidade", afirmou, em seu pronunciamento na Câmara dos Deputados, o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro.

Depois de mencionar os principais registros históricos da organização da profissão no Brasil, ele lembrou que, recentemente, consolidando uma nova e importante meta, o Conselho Federal de Contabilidade teve atualizado o seu Decreto-Lei nº 9.295/46, com a publicação da Lei nº 12.249/10.

Segundo Juarez Carneiro, "a Contabilidade deixou de ser uma opção para se tornar uma escolha profissional que nos leva à realização dos nossos sonhos". Diante da realidade atual, o presidente do CFC destacou que, mais do que nunca, hoje os profissionais da área são geradores de informações vitais para o processo de decisão das organizações que tenham foco no futuro e a visão no crescimento.

"Além da inestimável contribuição para o desenvolvimento econômico do País, por meio da contabilidade privada, nós, contabilistas, no exercício natural da cidadania, jamais nos negamos a trabalhar pelo bem-estar da sociedade", afirmou Juarez Carneiro, acrescentando que a Classe está disposta a colaborar ainda muito mais.