Câmara de Curitiba transmite seminário sobre gastos públicos, hoje e amanhã

O “Seminário de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público”, aberto à participação de servidores, contadores e gestores públicos, pode ser acompanhado na Câmara Municipal de Curitiba, hoje, 17, e amanhã, 18.

O evento será retransmitido de Porto Alegre para todo o Brasil por teleconferência e é organizado pelo Conselho Federal de Contabilidade, Secretaria do Tesouro Nacional, Escola de Administração Fazendária (Esaf), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Instituto Social Íris.
Além do Legislativo de Curitiba, os interessados em participar do “Seminário de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público”, com 10 horas de carga horária, também poderão acompanhar as palestras no Tribunal de Contas do Estado. Na Câmara, quem organiza a iniciativa é a Escola do Legislativo e a retransmissão será feita no auditório do Anexo II.

As inscrições devem ser feitas no site do Instituto Íris, na página criada para o evento: www.socialiris.org/seminarios/sul - Link "Faça sua inscrição". O seminário é gratuito e é exigida a participação em pelo menos 75% do evento para ter direito a certificado.

Programação

A programação começa hoje, com palestra de Nelson Machado, sobre os conceitos envolvidos no controle de custos e da qualidade de gastos no setor público – logo após a cerimônia de abertura, marcada para 16h. Amanhã, a partir das 8h30, Victor Holanda, do CFC, explicará o funcionamento das Novas Normas Brasileiras de Contabilidade para o Setor Público (NBC). O tema continuará a ser abordado, às 10h15, pela instrutora Rosilene Souza, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

À tarde, o seminário continua com uma palestra de Joaquim Liberalquino, do CFC, sobre a preparação de relatórios de custo, seguida dos estudos de caso do governo do Rio Grande do Sul – apresentado por Luiz Ribeiro e José Born, da Contadoria e Auditoria Geral do Estado – e do Rio Grande do Norte. Encerrando a programação, será realizada uma mesa redonda sobre as perspectivas de aperfeiçoamento do uso de informações de custos no setor público.

Mais informações podem ser obtidas na Câmara de Curitiba, com Marlise Pereira, integrante da Escola do Legislativo (telefone 3350-4814).