Câmara de Curitiba aprova alvará provisório em 1º turno

A cidade de Curitiba poderá facilitar a emissão do alvará de funcionamento comercial para imóveis construídos até 31 de dezembro de 2012 e que não tenham o alvará de construção ou o Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras (CVCO),

antigamente chamado de "habite-se". A Câmara Municipal aprovou, na manhã de terça-feira, 3, por unianimidade, o projeto de iniciativa dos vereadores Helio Wirbiski e Tico Kuzma que autoriza o Poder Executivo a implantar a concessão de alvará condicionado para estabelecimentos comerciais.

Segundo o vereador Helio Wirbiski, os empreendedores terão segurança jurídica para trabalhar com tranquilidade egerar mais emprego e renda.

Agora "os empreendedores poderão regularizar o seu negócio, tendo segurança jurídica para trabalharem com tranquilidade e, assim, gerar mais emprego e renda em toda a cidade de Curitiba", afirma Wirbiski. Para ele, o alvará de licença de funcionamento condicionado poderá beneficiar até 3 mil pequenos comércios capital, como por exemplo, os casos em que o imóvel foi ampliado e o empresário agora não consegue renovar o alvará. "As exigências serão as mesmas que para um alvará normal, [a lei] só vem facilitar os alvarás que estavam há muito tempo parados, com insegurança jurídica [aos comerciantes]", afirmou o vereador, citando o cumprimento das normas da Vigilância Sanitária. "Claro que não pode ter emprego e renda se houver insegurança jurídica. O empresário já tem uma carga tributária alta, tem que dar reciprocidade toda hora ao governo e todo tempo está inseguro. Com insegurança jurídica você não dorme, não produz, não dá condição para seu comércio evoluir."

A votação foi acompanhada por empresários e por representantes de entidades empresariais e contábeis, incluindo o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região Sincontiba (Sincontiba), Associação

Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), do Sindicato das Empresas de Gastronomia, Entretenimento e Similares de Curitiba (Sindiabrabar), Sindicato das Empresas de Hotéis e de Alimentação (Seha) e do Sindicato das Empresas de Reparação de Veículos do Paraná (Sindirepa-PR).

O vice-presidente de Relacões Sociais do CRCPR, Narciso Doro (E), e o conselheiro Carlos Lada (E) acompanharam as discussões e cumprimentaram o vereador Wirbiski (C) após a votação.

Para entrar em vigor, a lei precisa ainda ser aprovada em segundo turno na Câmara, sancionada pelo prefeito e regulamentada do Poder Executivo, no prazo de 180 dias após a publicação no Diário Oficial do Município.