Café da manhã na Fiep orienta contabilistas sobre leis de incentivos fiscais

Cerca de 100 contabilistas participam de diálogo que abordou detalhes do IR devido para projetos sociais

O uso de incentivos fiscais do Imposto de Renda para projetos sociais e a lei que regulamenta a questão foram os temas do encontro com contabilistas, dia 18 de outubro, na sede da Federação das Indústrias do Paraná, em Curitiba. O objetivo foi orientar os profissionais para que atuem no sentido de conscientizar empresas e pessoas físicas para direcionar parte do imposto devido para entidades sociais.

“ De fato, os contabilistas podem fazer toda a diferença quanto à efetividade dessas leis que podem promover programas sociais, culturais e esportivos, orientando os clientes, sejam empresários ou pessoas físicas, a fazer a destinação de imposto devido em suas declarações de renda. Muito recurso que poderia ser direcionado a projetos sociais termina ficando no bolo geral da arrecadação. Precisamos conhecer essas legislações e desenvolver nosso trabalho com responsabilidade social”, argumenta o presidente do CRCPR Paulo Caetano, que participou do evento juntamente com vários conselheiros do CRCPR.

Reforça o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo: "as doações podem mudar a vida de quem depende delas, por isso o diálogo entre os profissionais responsáveis por orientar pessoas físicas e jurídicas é fundamental". O vice-presidente de relações sociais do CRCPR, Maurício Cândido, esclareceu que o Conselho vem há muito desenvolvendo campanhas principalmente em prol do Fundo a Infância e da Adolescência; e no momento, busca apoio no Congresso Nacional para projeto de lei que altera a data da destinação de recursos aos fundos para a mesma da entrega da Declaração de Imposto de Renda.

A contadora Zenide Nanci Dias Adams achou meritória a iniciativa das entidades: "Vamos conversar com o cliente sobre a possibilidade de doações dirigidas, é um ponto a nosso favor. Todo mundo diz que o contador é o braço direito da empresa, então somos nós que vamos passar a segurança no momento da doação. A partir de hoje vou passar a estudar sobre o incentivo fiscal na visão contábil".

O encontro, com café da manhã, foi realizado pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), ligado ao Sistema Fiep, com apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (Sicontiba), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR) e Federação dos Contabilistas do Paraná – Fecopar.

Vamos fazer uma vaquinha?

Entre os muitos projetos que, para sobreviver, precisam do apoio da comunidade, há, em Curitiba, o Lar Escola Dr. Leocádio José Correia, que justamente agora está desenvolvendo a campanha “Vamos fazer uma vaquinha?” para ampliar as estruturas físicas e poder atender número superior às 160 crianças às quais oferece recreação, noções de higiene e quatro refeições diárias.

Instalado na Rua José Antônio Leprevost, 331, no bairro Santa Cândida, o Lar Escola foi fundado em 1963 e, desde então, atende crianças de famílias de baixa renda.

Conheça o projeto da nova sede no site www.vaquinha.org.br e colabore com doações em dinheiro ( Lar Escola – Banco 001- Banco do Brasil – Bacacheri – Agência 1243-2 – c/c 50-935-3) ; doação de materiais de construção ou de cotas de patrocínio. Contato (41) – 3357-0002