Ao acompanhar o noticiário sobre o crescimento de números de casos confirmados de covid-19 no Brasil e no mundo, e sobre a dramática redução da atividade econômica em função das medidas de distanciamento social, a primeira reação de qualquer empresário ou cidadão é de desalento. Mas a frase do cientista Albert Einstein, “no meio da dificuldade encontra-se a oportunidade”, ainda que clichê, cabe perfeitamente nesta crise econômica sem precedentes criada pela pandemia do novo coronavírus. “Não é hora de o profissional da contabilidade se deixar abater”, aconselha o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), LaudelinoJochem. “Agora é a hora de fortalecer o relacionamento com os clientes e dizer para quem ainda não é cliente que você está lá para o que der e vier!”, aconselha. “A crise vai passar e os clientes vão reconhecer a sua lealdade. Sejamos, então, ainda mais aplicados em entender as medidas emergenciais, e criativos, para oferecer alternativas para os empresários poderem atravessar esse momento caótico, transformando essa crise em oportunidade”, incentiva.
Mas só isso não é suficiente. Como os profissionais contábeis, o empresário agora está com a cabeça focada nos problemas. “Então, precisamos ser mais enfáticos ao mostrar a ele que estamos aqui e o que podemos fazer para ajudar. Ou seja: precisamos de marketing”, prossegue Jochem.
Procure um profissional contábil
Com base nesse pensamento, mas também ciente de que os recursos estão mais do que nunca escassos em qualquer ramo de atividade, o CRCPR criou a campanha institucional Procure um profissional contábil. Acampanha consiste em peças publicitárias para mídias sociais, que podem ser baixadas gratuitamente, personalizadas e compartilhadas por qualquer profissional contábil do Paraná em suas redes sociais e nos sites de suas empresas.
“Tradicionalmente não somos uma categoria profissional habituada às atividades de marketing. Esta é uma boa hora para começarmos a usar essa ferramenta estratégica de negócios, o que deve ser feito ainda com mais intensidade em tempos de crise, ajudando-nos a fidelizar os clientes e a construir ou reforçar a imagem positiva das nossas marcas como prestadores de serviços”,enfatiza Jochem.
“O marketing, é claro, vai muito além de compartilhar postagens nas redes sociais. O CRCPR está disponibilizando este incentivo, mas é importante que, respeitando os padrões éticos da profissão, as empresas contábeis incluam o marketing no seu planejamento estratégico de curto, médio e longo prazos. É o que recomenda, para qualquer empreendedor, Philip Kottler, considerado o pai da teoria moderna de marketing, em seu livro Chaotics, vencer em tempo de caos. O negócio da gestão e do marketing na era da turbulência: “a economia em geral começa a retornar a condições normais, mas, na nova era em que vivemos, a turbulência se torna uma condição permanente”, afirma.
A campanha Procure um Profissional Contábil começa a ser veiculada pelo CRCPR nesta segunda-feira, 13 de abril em seu website e redes sociais. Neste primeiro momento serão veiculados e disponibilizados para download dois kits de peças publicitárias, que podem ser publicados em separado ou concomitantemente, conforme a conveniência de cada profissional ou empresa contábil. Cada kit contém posts em formatos apropriados para as redes sociais Facebook, Instagram (incluindo stories), Twitter e Linkedin, além de um banner que pode ser colocado no topo das páginas das empresas. “As peças têm como foco as dores atuais dos empresários, e como o profissional da contabilidade pode ajudar”, comenta o presidente. O tema do primeiro kit é “capitalde giro”. Já o segundo, tem como foco a "folha de pagamento".
Clique nos links abaixo para baixar as peças:
Procure um profissional contábil Kit 1 – Capital de giro
Procure um profissional contábil Kit 2 – Folha de pagamento
Já está programado o lançamento de mais três kits nos próximos dias, abordando "impostos", "cortes de custos" e "fluxo de caixa".
Ao postar os materiais baixados, solicitamos que marquem o CRCPR nas respectivas redes sociais e acrescentem a hashtag #procureumprofissionalcontábil. Quem não quiser personalizar os materiais, pode simplesmente acessar os perfis do CRCPR nas redes sociais e compartilhar as postagens.
“Diariamente eu interajo com os profissionais da contabilidade e empresários do nosso estado por meio das minhas redes sociais e os temas vão surgindo conforme eles vão relatando as suas dores”, diz Laudelino, que está em contato constante com a equipe de comunicação do CRCPR para dar subsídio à produção de novos conteúdos, assim como os demais conselheiros.
“Esperamos que todos façam ótimo proveito desses materiais e continuem nos enviando feed back, para que possamos seguir criando coisas novas para apoiá-los”, finaliza.