Avaliação de empresas é tema de curso que conta 8 pontos para o PEC

Os processos de valuation para fins de fusão, aquisição, alienação e apuração de haveres serão expostos no curso que os professores Wilson Alberto Zappa Hoog e Everson Luiz Breda Carlin vão ministrar dia 6 de novembro, das 8h30 às 17h30, no auditório do CRCPR. As inscrições podem ser feitas pelo link http://www.zappahoogcursos.com.br/cursos.asp.

Direcionado a auditores e contadores em geral, o curso, que vale oito pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC), vai apresentar conceitos e o passo a passo da avaliação, um estudo baseado na teoria do valor e perspectivas financeiras e econômicas, no âmbito do poder judiciário e do mercado de fusões e aquisições; compara as técnicas de avaliação mais utilizadas no mercado de fusões e aquisições e nas esferas da justiça estatal e arbitral e demonstra como avaliar um caso real envolvendo “quotas e ações” pelo viés da teoria do valor.

O primeiro passo da avaliação - ressaltam os professores - é saber por que a empresa precisa ser avaliada: para negociação com terceiros, negociação interna com sócios, para abertura de capital, para resolver problemas ligados a litígios? O método adequado é escolhido conforme a finalidade, porém os métodos mais praticados são do Fluxo de Caixa Descontado (FCD) e do Balanço Especial, incluído o Fundo de Comércio, que tem como base o Código Civil Brasileiro e as jurisprudências.

Principais tópicos do curso

• As Razões que Levam à Precificação do Valuation.
• Aspectos Societários das Empresas.
• As Demonstrações Financeiras e sua importância no Processo de Avaliação de Empresas, Valuation.
• A Importância da Auditoria Due Diligence nos Processos de Avaliação de Empresas.
• O Valuation e os Modelos de Avaliação de Empresas.
• Referente das Demonstrações Financeiras para o Valuation.
• Avaliação pelo Método do Fluxo de Caixa Descontado (FCD).
• Avaliação pelo Método do Balanço Especial.
• Elementos Relevantes entre as Métricas de Valuation pelo Fluxo de Caixa Descontado e pelo Balanço Especial, exemplo prático.

O conteúdo do curso é o mesmo do livro Valuation – Manual de Avaliação – Teoria e Prática, que Zappa Hoog e Everson Carlin vão lançar no dia e entregar um exemplar a cada inscrito. Mais detalhes no
endereço http://www.zappahoogcursos.com.br/cursos.asp.