Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


No dia 8 de dezembro, às 9h, o Programa Autor Parceiro transmitirá na TV CRCPR palestra sobre o livro "Condomínio Agrário". Os palestrantes serão dois dos autores do livro: Valdecir Mokwa, contador e advogado, integrante da Comissão CRCPR Rural, especialista em Agronegócio, Contabilidade Rural e em Direito Tributário Rural, Sucessões e Condomínio Agrário; e Gilmar Perufo Zolin, advogado, doutor em Direito Empresarial, com MBA em Cooperativismo. A mediação ficará a cargo do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino JochemInscreva-se aqui para participar da palestra! 
"Embora os produtores rurais possam, há mais de 20 anos, constituir condomínios agrários, com fundamentação jurídica no Estatuto da Terra, para a exploração da atividade rural de forma condominial (coletiva), observamos que a falta da devida compreensão da extensão da aplicabilidade da norma, além da carência de obras jurídicas e de normatização infralegal, por parte do Poder Público, esclarecendo a forma de constituição, atuação e funcionamento jurídico-contábil do condomínio agrário, tem contribuído para o seu pouco proveito ou, o que é preocupante, para a sua utilização de forma inadequada. Tudo isso nos levou a escrever esta obra", explicam no livro os autores Valdecir Mokwa, Gilmar Perufo Zolin e Galdino Cardin.

Inscreva-se aqui para a palestra sobre "Condomínio Agrário"!

O condomínio agrário tem o objetivo de agrupar produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas na produção rural coletiva. A sociedade condominial agrária é não personificada atípica, centralizadora e representativa de um agrupamento de produtores rurais, que atua na produção rural condominial, por meio de representação condominial.

"O intuito maior da obra é demonstrar que, de forma agrupada, pequenos, médios e grandes produtores rurais podem produzir e comercializar em escala com substancial redução de custos mediante a maximização dos fatores de produção. Essa condição facilita o acesso às novas tecnologias, proporciona o aumento da produtividade e possibilita, ainda, a permanência na atividade, principalmente dos pequenos e médios produtores rurais, que, por falta de escala, perdem competitividade e podem ser excluídos do processo produtivo. O livro “Condomínio Agrário” é um despertar jurídico na atividade rural, visto que inova o setor rural e contribui, doutrinariamente, para o preenchimento de uma lacuna normativa no sistema jurídico brasileiro, em um campo de escassez de obras jurídicas acerca do tema", explica o livro. 

Autores

Programa Autor Parceiro (CRCPR e ACCPR)

Para ministrar as palestras no âmbito do CRCPR, podem cadastrar-se profissionais da contabilidade que sejam autores independentes ou coautores de livros publicados sobre assuntos voltados ao interesse da profissão, de natureza técnica ou voltado para o desenvolvimento de habilidades de liderança, em áreas, como: Contábil, Tributária, Fiscal, Econômica, Recursos Humanos, Administração, Negócios, Gestão, Educação, Tecnologia, Comunicação, Sustentabilidade, entre outras. Também é necessário ter registro ativo e regular junto ao CRC (de qualquer UF). Não há limite quanto ao número de obras submetidas à triagem por cada autor. Os requerimentos dos interessados são analisados pela Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, com o auxílio da ACCPR. 

Para saber mais, acesse o edital completo, aqui!

"Queremos sempre promover meios de aperfeiçoamento profissional na área contábil. Considerando que diversos profissionais da contabilidade são autores e coautores de livros sobre assuntos de interesse da profissão, entendemos que palestras sobre essas obras resultarão na multiplicação do conhecimento e no incentivo para o desenvolvimento de obras futuras", explicou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.