Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


No dia 8 de dezembro, às 9h, o Programa Autor Parceiro transmitirá na TV CRCPR palestra sobre o livro "Condomínio Agrário". Os palestrantes serão dois dos autores do livro: Valdecir Mokwa, contador e advogado, integrante da Comissão CRCPR Rural, especialista em Agronegócio, Contabilidade Rural e em Direito Tributário Rural, Sucessões e Condomínio Agrário; e Gilmar Perufo Zolin, advogado, doutor em Direito Empresarial, com MBA em Cooperativismo. A mediação ficará a cargo do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino JochemInscreva-se aqui para participar da palestra!

Confira a seguir a entrevista do CRCPR com os palestrantes Valdecir Mokwa e Gilmar Perufo Zolin sobre o tema da palestra e livro "Condomínio Agrário":

CRCPR Online: Qual é o potencial impacto do tema Condomínio Agrário no trabalho dos profissionais contábeis?

Valdecir Mokwa e Gilmar Perufo Zolin (VM e GZ): Criar a possibilidade de esses profissionais oferecerem aos seus clientes produtores rurais, pessoas físicas e jurídicas, a oportunidade de legalmente se agruparem, por meio desse tipo de condomínio, e somarem esforços e capital, para atingirem escala de produção economicamente viável, com significativa redução de custos. Ademais, o Condomínio Agrário é uma excelente ferramenta para se eliminar as falsas parcerias rurais.

CRCPR Online: De que maneira os profissionais da contabilidade podem utilizar a solução do Condomínio Agrário para aprimorar suas práticas?

(VM e GZ): Compreendendo os princípios, a natureza jurídica, as formas de constituição, tributação, atuação e funcionamento jurídico-contábil do Condomínio Agrário, que, além das suas diferenças e vantagens em relação às demais entidades consorciais, condominiais, associativas e societárias existentes, traz para seus clientes uma nova opção de produção coletiva, que poderá ter “da porteira para dentro” a mesma importância que as cooperativas têm “da porteira para fora”.

O condomínio agrário tem o objetivo de agrupar produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas na produção rural coletiva. A sociedade condominial agrária é não personificada atípica, centralizadora e representativa de um agrupamento de produtores rurais, que atua na produção rural condominial, por meio de representação condominial.

"O livro “Condomínio Agrário” é um despertar jurídico na atividade rural, visto que inova o setor rural e contribui, doutrinariamente, para o preenchimento de uma lacuna normativa no sistema jurídico brasileiro, em um campo de escassez de obras jurídicas acerca do tema", explica o livro-tema da palestra. 
Inscreva-se aqui para participar da palestra!

Programa Autor Parceiro (CRCPR e ACCPR)

O programa é um trabalho conjunto do CRCPR e da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), que transforma livros de interesse da área contábil em palestras gratuitas para os profissionais da área. Para ministrar as palestras no âmbito do CRCPR, podem cadastrar-se profissionais da contabilidade que sejam autores independentes ou coautores de livros publicados sobre assuntos voltados ao interesse da profissão, de natureza técnica ou voltado para o desenvolvimento de habilidades de liderança, em áreas, como: Contábil, Tributária, Fiscal, Econômica, Recursos Humanos, Administração, Negócios, Gestão, Educação, Tecnologia, Comunicação, Sustentabilidade, entre outras. Também é necessário ter registro ativo e regular junto ao CRC (de qualquer UF). Não há limite quanto ao número de obras submetidas à triagem por cada autor. Os requerimentos dos interessados são analisados pela Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, com o auxílio da ACCPR. 

Para saber mais, acesse o edital completo, aqui!

"Queremos sempre promover meios de aperfeiçoamento profissional na área contábil. Considerando que diversos profissionais da contabilidade são autores e coautores de livros sobre assuntos de interesse da profissão, entendemos que palestras sobre essas obras resultarão na multiplicação do conhecimento e no incentivo para o desenvolvimento de obras futuras", explicou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.



Reprodução permitida, desde que citada a fonte.