Auditores vão discutir ética corporativa em Porto Alegre

A ética corporativa entrará em debate amanhã na capital gaúcha. O tema será o centro dos debates durante a 4ª edição do Seminário de Auditoria Interna nessa sexta-feira, 14 de junho, das 8h45 às 17h00, no Hotel Deville. O evento, promovido pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), pretende discutir os desafios atuais ligados a controle, riscos, transparência e melhoria da gestão de empresas públicas e privadas.

A pesquisa da PwC “State of the Internal Audit Profession”, que já está na 9ª edição, será um dos temas de destaque do evento. Segundo Alex Freitas, Diretor da PwC Brasil, o estudo apresenta um panorama do setor e necessidades de inovação, a partir de entrevistas com mais de 1.7 mil líderes de auditoria nos cinco continentes.

Entre os painelistas está o diretor de auditoria interna da Cielo, Luiz Modenese, que mostrará quais os caminhos para implantar um canal de ética transparente e eficiente. Já Wagner Pugliese, diretor de auditoria do Banco Votorantim apresentará o case de como sua área atua na gestão de riscos. O governo Federal também estará no evento com a presença de Gualter Portella, auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), que comentará sobre a relação entre controles interno e externo no setor público.

Outros executivos de grandes empresas como da AES Bras e da Oi Telecom falarão, respectivamente, sobre as iniciativas de incentivar treinamentos para prevenção de fraudes e da importância do monitoramento de controles do ponto de vista de estratégias de negócios.

Para o diretor-presidente do IIA Brasil, Braselino Silva, ao discutir ética corporativa, o evento desperta a atenção para um tema de relevância social em um país que necessita melhorar suas estruturas de transparência e gestão de organizações. “O Rio Grande do Sul é um dos estados com a auditoria interna mais fortalecida no Brasil e temos certeza de que deste debate, surgirão ótimas ideias e cases de referência sobre governança corporativa de companhias públicas e privadas”, prevê.

Na visão do dirigente, o seminário é uma referência importante que reunirá cases com os desafios enfrentados por grandes empresas de diferentes setores corporativos. “Eventos e debates de qualidade como esse, são fundamentais para disseminarmos as melhores práticas de mercado e mantermos acesa a valorização contínua que a profissão atravessa nestes últimos anos”, comenta.

Inscrições e informações:
eventos@iiabrasil.org.br