Auditores independentes de Curitiba e região participam de palestra do Comitê de Revisão Externa

O Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa da Qualidade (CRE), instituído pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON), realizou na última quarta-feira (9), no Plenário do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, uma palestra para auditores independentes que atuam em Curitiba e região.

O objetivo foi apresentar e analisar os principais pontos da Norma Brasileira de Contabilidade NBC PA 11, que recentemente teve sua primeira revisão (R1) publicada pelo CFC.

A palestra foi apresentada pelo contador Felipe Gonçalves Bastos (CFC) e pelo membro do CRE, auditor Ronaldo Asrsie Guimarães.

Bastos iniciou os trabalhos explicando os critérios para indicação de um auditor independente para participar do processo de "Revisão pelos Pares", como é mais comumente conhecido, e que na avaliação por pares dos procedimentos adotados pelo contador que atua como auditor independente e pela firma de auditoria, com o intuito de assegurar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Falou também sobre os problemas mais comuns encontrados nos processos de revisão e sobre como é o fluxo de trabalho dos revisores, além de contemplar as principais mudanças da NBC PA 11. "Houve bastante discussão e participação dos auditores presentes, o que consideramos muito positivo, pois pudemos tirar dúvidas e ouvir sugestões de

melhoria do processo, que certamente levaremos ao comitê", disse Bastos ao fim do evento.

Para Guimarães, "Foi uma oportunidade importante para compartilhar os entendimentos do comitê sobre a interpretação da norma e para apresentar as tendêcias do programa".

Este ano, além da apresentação em Curitiba, o CRE já realizou a palestra em São Paulo (17/04); Rio de Janeiro (18/04); Porto Alegre (24/04); Belo Horizonte (26/04); e Recife (3/5). No mês de maio, estão programadas ainda apresentações em Fortaleza (10/5), São Paulo (24/5), Goiânia (17/5) e Brasília (15/5).

A participação na palestra assegurou aos auditores presentes 3 pontos na Educação Continuada.