Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

A contadora Ivonizia Fonseca Cunha abordou as definições do Supremo Tribunal Federal (STF) para local de recolhimento na importação de mercadorias e para não incidência do tributo em transferências de mercadorias 

Na manhã desta quarta-feira, 7 de julho, a Escola Técnica CRCPR abordou as definições do Supremo Tribunal Federal (STF) para o local de recolhimento do ICMS na importação de mercadorias e para a não incidência do ICMS na operação de transferências de mercadorias, na palestra "Atualizações do ICMS". A palestra foi ministrada pela contadora Ivonizia Fonseca Cunha, especialista e professora de pós-graduação em Direito e Planejamento Tributário, consultora jurídica na área de ICMS, IPI e ISS há mais de 10 anos e contou com 162 participantes simultâneos e um total de 300 visualizações ao longo da transmissão.

A abertura e moderação ficaram a cargo do contador José Eurides Borges Filho, membro efetivo da Câmara de Ética e Disciplina do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR). "Constatamos que havia uma demanda grande por eventos eminentemente técnicos, rápidos e objetivos e buscamos então atender a essa necessidade do contabilista criando este projeto, sempre tendo como premissa a preocupação com a qualidade do ensino, a excelência dos palestrantes e o dinamismo da informação rápida, clara e correta", disse, ao explicar as motivações para a criação da Escola Técnica do CRCPR pela gestão do presidente Laudelino Jochem. Antes de passar a palavra à palestrante, convidou os participantes a se inscreverem na 18ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná, maior evento da classe contábil do estado, que acontece de forma gratuita  de 17 a 19 de agosto, com transmissão ao vivo pela TV CRCPR e valendo 7 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC).

Ivonizia esclareceu as principais dúvidas dos profissionais da contabilidade sobre como ficou a situação após a Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 49, na qual o governo do Rio Grande do Norte buscava a validação da cobrança por meio de dispositivos da Lei Kandir, julgada improcedente pelo plenário da do STF. "Mais um julgamento emblemático, importantíssimo, que afeta diretamente o nosso dia a dia, as nossas empresas, afeta a economia, a nossa vida. A gente, como contabilista, como profissional envolvido com a matéria, fica como? Maluco diante de tudo isso. Ninguém sabe o que fazer, todo mundo trabalhando com medo de receber um auto de infração... a insegurança jurídica que se instaurou é uma coisa fora do comum (...) Estamos vivendo um manicômio tributário. Ninguém se entende, o STF diz uma coisa, o estado faz outra, o contribuinte fica no meio se batendo que nem aqueles bonecos de posto, sem saber o que fazer, e com medo de fazer a coisa errada e levar um auto de infração" , comentou a palestrante ao contextualizar a temática que abordou na sequência, com a finalidade de trazer esclarecimentos para ajudar o profissional contábil a tomar decisões mais acertadas diante desse cenário.

Para assistir a gravação, clique aqui.


Escola Técnica CRCPR

Por meio da TV CRCPR são disponibilizados, sempre às quartas-feiras, de forma gratuita, conteúdos de caráter exclusivamente técnico, assegurando atualização profissional constante para a classe contábil paranaense. "O projeto tem o objetivo de manter profissionais da contabilidade sempre por dentro das nas normas contábeis, novidades na área fiscal, tributária, trabalhista, tecnológica, de departamento pessoal, auditoria, perícia, enfim, todos os campos do conhecimento que afetam a rotina do segmento contábil, sempre de forma gratuita e podendo, conforme o tema, haver ou não pontuação no PEPC-CFC [Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade]", explica o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Aguinaldo Mocelin.

Próxima palestra: Cuidados com e-LALUR e e-LACs   

No dia 14 de julho, das 9h às 10h, a Escola Técnica CRCPR apresenta o tema "Cuidados com o e-LALUR e e-LACs". O evento vale um ponto no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC) e será transmitido ao vivo e gratuitamente pela TV CRCPR (canal do Conselho no Youtube). O palestrante é o contador Rômulo Albuquerque Silva, pós-graduado em Gestão Tributária, diretor de organização contábil e consultor nas áreas de Tributos Federais, Legislação Societária e Contabilidade.

“É importante que os interessados sempre façam suas inscrições na área restrita do site do CRC Paraná, para que possam emitir certificado e receber a pontuação da Educação Continuada, quando for o caso”, reforça Mocelin.

Serviço

Próxima palestra: Cuidados com o e-LALUR e e-LACs 

Data: 14 de julho 

Horário: 9h às 10h

Palestrante: Rômulo Albuquerque Silva  

Inscrições gratuitas: Clique aqui!

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.