Participação no CNPC é essencial para peritos contábeis do Paraná, visto que o Judiciário do estado já manifestou intenção de tornar requisito para permanecer no CAJU a partir de 2022

As inscrições para a 5ª edição do Exame de Qualificação Técnica (EQT) Peritos Contábeis tiveram início no último dia 2 e se encerram às 14h do dia 16 de agosto. Esta é a última edição da prova a ser aplicada em 2021 pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Para garantir a participação, o interessado deve realizar o pagamento da taxa de inscrição também até 16 de agosto, observando o horário de funcionamento de agências e correspondentes bancários, bem como regras e horários de internet banking.

O certame é composto de provas com questões de múltipla escolha e dissertativas, contemplando as diferentes categorias de profissionais abrangidas pela Norma Brasileira de Contabilidade NBC-PG 12 R3. A aprovação no Exame de Qualificação Técnica Geral (QTG) e no Exame de Qualificação Técnica para Peritos Contábeis (EQTPC) é requisito para obter ou regularizar o registro no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC). As provas serão aplicadas no formato presencial em todas as capitais do Brasil, estando a QTG marcada para 27 de setembro e a EQTPC para 12 de novembro.

"Como já foi amplamente noticiado nos nossos canais de comunicação, no fim de junho, a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) manifestou a intenção de tornar a regularidade do perito contábil no CNPC um requisito obrigatório para validar sua permanência no Cadastro de Auxiliares de Justiça, o CAJU. A Corregedoria pretendia que a exigência entrasse em vigor já a partir de 1º de julho. Na ocasião, solicitamos uma reunião com o Corregedor-Geral e explicamos que a prova de acesso ao CNPC é realizada pelo CFC duas vezes por ano, que a primeira edição de 2021 estava em fase de publicação dos aprovados e que a segunda edição estava prestes a abrir inscrições. Sugerimos, portanto, que o prazo da exigência fosse postergado, para que os peritos contadores que porventura ainda estivessem fora do CNPC tivessem a oportunidade de participar da prova do segundo semestre, o que foi prontamente atendido", esclarece o vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Roberto Figueiredo. "É indispensável, portanto, que os peritos pretendem continuar no CAJU mas estão fora do CNPC se inscrevam, leiam atentamente o edital, se preparem e participem desta edição", recomenda.

Confira no link abaixo o edital do 5º EQT - Perícia - Prova EQTPC

Outras categorias

Neste ciclo de provas, o CFC está realizando também a 22ª edição dos exames de acesso ao Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e para profissionais interessados em atuar junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Banco Central do Brasil (BCB), Superintendência de Seguros Privados (Susep) e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), cada uma com datas específicas. Confira a seguir a publicação do edital no Diário Oficial da União:

Confira também o calendário de todas as provas

27/09 - Prova de Qualificação Técnica Geral

08/11 - Prova Específica para atuação em auditoria nas instituições reguladas pela CVM

09/11 - Prova Específica para atuação em auditoria nas instituições autorizadas a funcionar pelo BCB

10/11 - Prova Específica para atuação em auditoria nas sociedades supervisionadas pela Susep

11/11 - Prova Específica para atuação em auditoria nas sociedades supervisionadas pela Previc

12/11 - Prova Específica para peritos, que possibilita o acesso ao CNPC

Para realizar a inscrição, acesse: www2.cfc.org.br/sisweb/sisexam

Contato: eqt@cfc.org.br

Saiba mais:

Estão abertas as inscrições para o EQT!

Peritos contábeis: CRCPR realiza reunião com TJPR

TJPR determina que peritos contábeis precisam comprovar participação no CNPC-CFC para continuar integrando o CAJU

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.