Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Sem custo para o contribuinte, parte do valor do Imposto de Renda (IR) de pessoas físicas e jurídicas pode ser destinada a projetos e fundos sociais que transformam a comunidade em diversas causas. O Paraná é um dos Estados que mais destinam recursos via renúncia fiscal e, mesmo assim, ainda explora menos de 5% de todo o potencial existente para essas destinações. Até o último dia útil com expediente bancário, 29 de dezembro, as empresas que são tributadas pelo lucro real podem reservar, para fundos sociais, até 9% do seu IR, e as pessoas físicas, até 8%. A destinação pode ser a qualquer entidade de sua cidade, estado ou país, bem como a projetos nas áreas de saúde, cultura, esporte e assistência social. 

"Até o último dia útil com expediente bancário, 29 de dezembro, as empresas que são tributadas pelo lucro real podem reservar, para fundos sociais, até 9% do seu IR, e as pessoas físicas, até 8%. A destinação pode ser a qualquer entidade de sua cidade, estado ou país, bem como a projetos nas áreas de saúde, cultura, esporte e assistência social. Já no ato da declaração, no próximo ano, não dá para escolher a entidade beneficiária, somente os fundos de direitos, até o teto de 6%; por isso, pode ser mais interessante para o contribuinte fazer a destinação agora", alerta o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, sobre as diferenças entre realizar a destinação até 29 de dezembro ou direto na declaração do IR, a partir de março. 
Como cada tipo de projeto é sujeito a normas específicas, a campanha "Declare o Bem no seu IR" disponibilizou um guia com orientações para realizar essa destinação: 

Campanha "Declare o Bem no seu IR"

Com o objetivo de sensibilizar empresários e pessoas físicas a destinarem parte do IR devido a projetos e fundos incentivados fiscalmente em diversas áreas, nasceu a campanha “Declare o Bem no seu Imposto de Renda”, liderada pelo CRCPR, o Instituto GRPCOM, o Grupo Marista, o Instituto Positivo, e o Grupo Brasil de Empresas de Contabilidade, com o apoio de mais de 40 organizações.  

"A promoção da cidadania fiscal é um dos pilares do CRCPR Voluntário. Já é uma tradição, todos os anos, nesta época, fazermos campanhas de comunicação para incentivar os profissionais da contabilidade a sensibilizarem seus clientes quanto à possibilidade de destinar imposto de renda devido para causas que beneficiem as comunidades locais", explica o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem. 

Serviço para empresas e pessoas físicas:

  • Conheça exemplos de organizações que tiveram seus projetos apoiados e puderam fazer a diferença na comunidade: http://programaimpulso.org.br/como-seu-ir-pode-ajudar/
  • Consulte os projetos que podem receber recursos: http://programaimpulso.org.br/quem-pode-receber-ir/
  • Conheça as empresas realizadoras e apoiadoras da campanha: http://programaimpulso.org.br/apoiadores-ir/
  • Conheça projetos realizados de maneira integral com os recursos de destinação fiscal: http://programaimpulso.org.br/projetos100/