Associação dos Amigos do HC busca reforços na captação de recursos do IR para o Hospital de Clínicas

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Marcos Rigoni, e o vice-presidente de Relações Sociais, Narciso Doro, receberam, na manhã desta terça-feira (25) a visita de representantes da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas – Amigos do HC, entidade sem fins lucrativos que há 30 anos atua angariando recursos e congregando esforços da comunidade para a manutenção e melhoria do atendimento do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Além do presidente da entidade, Pedro de Paula Filho, participaram da visita a diretora superintendente, Maria Elisa Ferraz Paciornik e o consultor Joni Correia.

A partir da esquerda, representando a Associação Amigos do HC, Joni Correia, consultor, Pedro de Paula Filho, presidente, e Maria Elisa Ferraz Paciornik, diretora superintendente. Pelo CRCPR, além do presidente Marcos Rigoni (direita), participou do encontro o vice-presidente de Relações Sociais, Narciso Doro.

"Há tempos o CRCPR vem colaborando conosco na divulgação junto à classe contábil de nossas campanhas para angariar fundos provenientes do Imposto de Renda devido de pessoas físicas e jurídicas, o que muito tem nos ajudado na obtenção de recursos tão necessários para a manutenção da qualidade do atendimento do Hospital de Clínicas", diz Pedro de Paula Filho.

Segundo os representantes da entidade informaram no encontro, diferentemente de outros hospitais, que contam com recursos de atendimentos particulares e de planos de saúde, o HC atende exclusivamente pelo SUS e os repasses de verbas federais cobrem apenas 60% dos custos do hospital, além de chegarem sempre com atraso. "Para que se mantenha um atendimento de alto nível neste que é o terceiro maior hospital universitário do país, e para que possa seguir formando excelentes médicos, que atuarão em todo o Brasil, bem como as pesquisas científicas que o hospital desenvolve, faz-se necessário complementar esses recursos, o que a Amigos do HC faz, não com transferência de volumes financeiros, mas com repasses de equipamentos, materiais, insumos e medicamentos adquiridos a partir dos recursos que obtemos por meio de doações, destinações do imposto de renda, da venda de títulos Megamania CAP e de eventos beneficentes", explica Correia.

Além de repasses em forma de equipamentos, materiais e medicamentos, a Amigos do HC desenvolve ainda diversos projetos complementares às atividades do Hospital de Clínicas, tais como:

HC Dedica

Projeto que assiste crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso - a iniciativa era desenvolvida por profissionais voluntários uma vez por semana, mas não dava conta de atender a toda a demanda, já que, infelizmente, é enorme o número de crianças nessa situação. Em 2015, a Amigos do HC conseguiu recursos junto ao Conselho Estadual da Criança e do Adolescente para adquirir uma sede para o projeto, onde foi possível implantar uma estrutura para atendimento diário. O atendimento abrange não apenas as crianças, mas também os agressores, pois o entendimento é que os adultos que praticam esse tipo de abuso também precisam de ajuda, pois apenas repetem comportamentos dos quais também já foram vítimas. O projeto envolve parcerias com o Ministério Público, as secretarias Estatual e Municipal de Saúde e Educação, Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, o Poder Judiciário do Paraná e a Fundação de Ação Social.

Cabelo Amigo

O Projeto angaria cabelo natural, perucas e retalhos para a confecção de lenços e turbantes para doação a mulheres e crianças em tratamento de câncer no HC, a fim de melhorar a autoestima dos pacientes nesse período tão difícil de suas vidas.

PRONON

No âmbito do Programa Nacional de Apoio e Atenção Oncológica do Ministério da Saúde, a Associação dos Amigos do HC desenvolve dois importantes projetos de pesquisa oncológica com recursos da Copel e da Fertipar.

Ações de Mobilização

São eventos ou campanhas pontuais para arrecadação de recursos ou conscientização, tais como almoços e jantares beneficentes, bazares, eventos culturais, campanha de doação de órgãos, entre outros. No próximo dia 4 de maio, por exemplo, acontecerá em Curitiba a Noite Italiana. O evento, aberto à comunidade, será no Hotel Mabu do Centro (Praça Santos Andrade). O valor do ingresso é R$ 80,00 por pessoa, com direito a deliciosas massas, sobremesas e bebidas, inclusive vinho e cerveja. Informações: 0800-601-1010 ou 3091-1000.