Assista aos vídeos de “Questões da substituição tributária e a não cumulatividade do ICMS”

Estão disponíveis para visualização no site do CRCPR os vídeos do último evento promovido pelo projeto Temas Contábeis em Debate: “Questões pontuais da substituição tributária e a não cumulatividade do ICMS”. A apresentação aconteceu no dia 20 de agosto, no auditório do conselho, em Curitiba. O instrutor foi o advogado José Julberto Meira Junior.

Clique aqui para acessar.

A edição das imagens resultou em nove vídeos, nos quais são abordados assuntos relativos ao princípio constitucional da não cumulatividade: regra geral do ICMS, regras específicas na substituição tributária, hipóteses de inexistência da operação futura, novas operações e insumos; e as formas de apropriação de créditos: apropriação normal e extemporânea, recuperação, restituição e ressarcimento.

Meira Junior é pós-graduado em Direito Tributário, consultor jurídico empresarial e assessor jurídico de várias empresas; instrutor, palestrante e conferencista na área de tributos indiretos; autor do Regulamento Atualizável do ICMS do Paraná e organizador do Regulamento e Tabela do IPI atualizável, anotado e remissivo. Editor e redator do Boletim Semanal ACTO. Atualmente, é sócio do escritório jurídico Maran, Gehlen Advogados Associados.

Esse é o quarto evento dos Temas Contábeis em Debate disponibilizado na web. Confira as outras três temáticas já trabalhadas pelo projeto:

O que muda com a conversão da MP 627 de 2013 na lei 12973 de 2014?
Instrutor: Nelson Zafra

Elaboração do contrato de prestação de serviços contábeis
Instrutor: Emerson Luís Dal Pozzo

Debatendo sobre o IRPF
Instrutor: Laudelino Jochem

Como funcionam os Temas Contábeis em Debate?
A proposta consiste na realização de oficinas técnicas seguidas de uma sessão de perguntas e respostas. Com duração aproximada de três horas, os eventos abordam de forma objetiva e prática assuntos recorrentes no cotidiano das empresas de serviços contábeis.

“A ideia desse novo formato busca oferecer atualização rápida, clara e precisa ao profissional que não dispõe de muito tempo para cursos de maior duração”, explica a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Elizangela de Paula Kuhn.

O diferencial desse projeto, concebido a partir da análise das pesquisas de satisfação periódicas junto a classe contábil paranaense, é que as palestras são filmadas e os vídeos compartilhados por meio do site e redes sociais do CRCPR, com potencial, portanto, para alcançar internautas em todo o mundo, acrescenta a conselheira.