Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Assine Proposta de Emenda à Constituição pela simplificação tributária







imagem






No dia 25 de maio, centenas de pessoas saíram às ruas das principais cidades do Paraná para reivindicar a reforma do sistema tributário brasileiro. A mobilização, organizada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), com participação de dezenas de entidades, entre elas o CRCPR, faz parte do movimento A Sombra do Imposto, e se desenrola agora em fase decisiva de coleta de assinaturas a favor de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

“Precisamos conseguir o maior número possível de assinaturas para enviarmos ao Congresso Nacional e ao governo federal, mostrando que não se trata de bandeira de meia dúzia de brasileiros, mas da maioria. E ninguém melhor do que nós, contabilistas, para saber dos entraves que a alta carga tributária e o elevado número de tributos, taxas e contribuições acarretam aos contribuintes. Projetos de reforma tributária têm sido apresentados na Câmara Federal e no Senado, mas nunca são aprovados. A reestruturação do sistema tributário é fundamental ao desenvolvimento econômico e social do país”, ressalta a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta.









imagem






“Queremos arrecadar 1,2 milhão de assinaturas para mostrar aos congressistas e à presidente Dilma que do jeito que está, não dá”, enfatiza o presidente da Fiep, Edson Campagnolo.

Clique aqui, http://www.fiepr.org.br/sombradoimposto/ assine e peça aos seus amigos da rede social para que façam o mesmo.

A proposta foi elaborada por um grupo de especialistas, composto por advogados tributaristas, economistas, contabilistas e empresários do Conselho Temático de Assuntos Tributários da Fiep, que abriga representantes das 45 entidades parceiras do movimento.

Manifestações
Durante a mobilização de 25 de maio, a exemplo da presidente do CRCPR, os representantes de entidades de classe foram unânimes em condenar o atual sistema tributário do país e pedir reformulação. O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, lembrou que o brasileiro trabalha de primeiro de janeiro a 25 de maio de cada ano apenas para pagar seus impostos. Já o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, João Eloi Olenike, destacou a necessidade de termos um sistema que diferencie os contribuintes por sua renda. Nelson Furman, do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem no Estado do Paraná (Sinditextil), afirmou que “hoje, 62% do preço que se paga por um perfume é só imposto”. O consumidor precisa entender quanto ele paga de imposto, disse o presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná (Siapar), Rodrigo Martins.

A mobilização foi realizada simultaneamente em 17 cidades do estado: Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Guarapuava, Pato Branco, Francisco Beltrão, União da Vitória, Irati, Bandeirantes, Cornélio Procópio, Cianorte, Campo Mourão, Rio Negro, Paranaguá, Cascavel e Chopinzinho.