Assinatura sela parceria entre o CFC e as Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa.

O engajamento da classe contábil em questões sociais e ambientais vem sendo incentivado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) como parte de uma política de fomento à aproximação dos contabilistas com áreas sensíveis de auxílio técnico-profissional e humanitário. Por isso, a assinatura do Termo de Cooperação do CFC com as Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa, ocorrido na manhã do dia 28 de agosto, no Plenário do CFC, destaca-se como um ato de grande importância para o Sistema CFC/CRCs, que reúne atualmente cerca de 410 mil profissionais.

A formalização da parceria foi feita pela presidente do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim; pela coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Vera Lúcia Altoé; e pela coordenadora internacional da Pastoral da Criança e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Zilda Arns Neumann. "Nós, contabilistas, que cuidamos dos patrimônios público e privado, não podemos nos esquecer de que somos cidadãos e precisamos contribuir com as questões sociais para ajudar a melhorar as condições de vida no País", afirmou Maria Clara, mencionando os projetos de responsabilidade socioambiental que estão em funcionamento no Sistema. Atualmente, há ações sendo desenvolvidas pela Comissão de Responsabilidade Socioambiental e pelo Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC).

Conforme prevê o Termo de Cooperação assinado no dia 28, por meio do PVCC os profissionais e estudantes de Ciências Contábeis de todo o Brasil poderão prestar auxílio nas ações executadas pelas duas Pastorais. Aos conselheiros do CFC, a médica Zilda Arns afirmou estar muito satisfeita com a parceria, uma vez que as Pastorais, que trabalham com redes de voluntários em todo o Brasil, enfrentam problemas em relação à organização das prestações de contas. Organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral da Criança foi criada há 26 anos e a Pastoral da Pessoa Idosa, há cinco anos. "As Pastorais fazem o tecido social se tornar mais denso e solidário", disse.

Zilda Arns destacou ainda que, desde o início dos seus trabalhos, as Pastorais mantêm uma linha de transparência de suas contas. Porém, segundo ela, a ajuda dos contabilistas na orientação dos voluntários que fazem as prestações de contas será muito importante. Ao todo, as Pastorais contam com 260 mil voluntários no Brasil. O cronograma de ações a serem desenvolvidas nas unidades das Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa de todo o Brasil, pelos voluntários da classe contábil, será divulgado brevemente.

Voluntariado

O Programa de Voluntariado da Classe Contábil mantém parcerias com as organizações Ação Fome Zero, Parceiros Voluntários, Instituto Social Íris e Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa, para o desenvolvimento de cinco projetos institucionais: Gestão eficiente da merenda escolar; Prestação de contas e transparência de ONGs; Mobilização social para doações ao Funcriança; Rede Nacional de Cidadania Fiscal; e Ações localizadas de voluntariado em políticas sociais e comunitárias. Os profissionais contábeis - ou estudantes de Ciências Contábeis, com um profissional responsável - interessados em ser voluntários de um ou mais projetos institucionais que compõem o PVCC podem se cadastrar no site do CRCPR.