Encerram-se às 14 horas no próximo dia 29, as inscrições para os Exames de Qualificação Técnica (EQT) para Perito Contábil e para registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI). As inscrições, iniciadas em maio, devem ser feitas no portal do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) - www.cfc.org.br, mediante o pagamento de taxa no valor de R$ 150.

Clique aqui para se inscrever ou acompanhar sua inscrição.

2º EQT Perícia Contábil

O exame, que está em sua segunda edição, tem o objetivo de aferir o nível de conhecimento e a competência técnico-profissional, e sua aprovação assegura ao contador o registro no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC), criado pelo CFC, em 2016, por meio da Resolução CFC nº 1.502 – alterada pela Resolução CFC nº 1.513. O intuito do CNPC é trazer celeridade à ação do poder Judiciário, uma vez que, pelo sistema, é possível identificar geograficamente, e por especialidade, a disponibilidade dos profissionais que podem assistir aos juízes quando a provado fato depender de conhecimento específico, como determina o Código de Processo Civil.

Até o dia 31 de dezembro de 2017, para os profissionais que possuíam experiência comprovada em Perícia Contábil, era possível solicitar o registro no CNPC sem fazer o Exame de Qualificação Técnica. A partir deste ano, a inscrição no Cadastro se dará apenas com a aprovação no EQT, regulamentado pela NBC PP 02 de 2016.

Os candidatos são avaliados, de acordo com o edital, com as seguintes matérias: Legislação Profissional; Ética Profissional; Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnicas e Profissionais, editadas pelo CFC, inerentes à Legislação Processual Civil aplicada à Língua Portuguesa e Redação; Direito Constitucional, Civil e Processual pericial e ao perito. Haverá, também, duas questões dissertativas. A prova será realizada no dia 24 de agosto.

Para conhecer o edital do 2º Exame de Qualificação Técnica para Peritos Contábeis, publicado em 25 de abril, clique aqui.

18º EQT Auditoria

O extrato do edital da 18ª edição do Exame de Qualificação Técnica para registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do CFC e para os profissionais que pretendem atuar em auditoria nas instituições reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pelo Banco Central do Brasil (BCB) e sociedades supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) foi publicado no dia 28 de março.

Abaixo o calendário para a realização das provas:

20/08/2018 - Qualificação Técnica Geral (QTG);

21/08/2018 - Comissão de Valores Mobiliários (CVM);

22/08/2018 - Banco Central do Brasil (BCB);

23/08/2018 - Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Mais informações sobre a 18ª edição do EQT estão disponíveis no Edital (clique aqui).