Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Artigo da contadora Juh Círico, integrante da Comissão de Diversidade e Inclusão do CRCPR

"Inicialmente, apresento uma definição sobre diversidade. De acordo com o Diretor de Diversidade e Comunicação, Ricardo Mota, diversidade é o conjunto de diferenças, visíveis e invisíveis, e semelhanças que definem as pessoas e as tornam únicas, conforme sua personalidade, seu gênero, orientação afetivo-sexual, características étnico-raciais, idade, religião, nacionalidade, condição física, mental, intelectual, sensorial, entre outras características. 

Diante do exposto, aprender sobre diversidade na área contábil é importante por várias razões. Em primeiro lugar, a contabilidade é uma profissão global que trabalha com uma ampla gama de clientes, fornecedores, colaboradores e demais partes interessadas. Aprender sobre diversidade pode ajudar contadoras e contadores a entender melhor as necessidades e perspectivas de diferentes grupos de pessoas e culturas, permitindo-lhes fornecer serviços de contabilidade mais eficazes, personalizados e humanizados.

Além disso, a diversidade é cada vez mais importante no local de trabalho. Assim, contadoras e contadores precisam estar preparados (as) para trabalhar com uma equipe diversa e colaborar com colegas que possuem características diversas. Aprender sobre diversidade pode ajudar a criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e respeitoso, o que pode levar a um aumento da produtividade, satisfação das pessoas colaboradoras e redução da rotatividade, aumentando o sentimento de pertencimento das pessoas na área contábil.

As práticas contábeis têm um impacto significativo em todas as partes interessadas, e a falta de diversidade pode levar a preconceitos inconscientes e a decisões contábeis injustas. Ao aprender sobre diversidade, contadoras e contadores podem se tornar mais conscientes das suas próprias suposições e vieses e trabalhar para garantir que as suas práticas contábeis sejam equitativas.

Em resumo, aprender sobre diversidade e aplicar o conhecimento na área contábil, tanto nas organizações contábeis, quanto nos departamentos de contabilidade em organizações em geral é importante para fornecer serviços mais eficazes aos clientes, criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e respeitoso, bem como, garantir que as práticas contábeis sejam justas e imparciais.

Espero que esse artigo tenha ajudado,

Grande abraço."



Artigo da contadora Juh Círico - Integrante da Comissão de Diversidade e Inclusão do CRCPR

Reprodução permitida, desde que citada a fonte