Artigo da contadora Juh Círico, integrante da Comissão de Diversidade e Inclusão Profissional do CRCPR

"O ambiente de trabalho desempenha um papel fundamental na vida das pessoas. É um local onde passamos a maior parte do nosso tempo, interagindo com colegas, desempenhando tarefas e contribuindo para os objetivos da organização.

Nesse contexto, o sentimento de pertencimento ao ambiente de trabalho desempenha um papel crucial, impactando o bem-estar emocional das pessoas colaboradoras, a produtividade e o sucesso da empresa como um todo.

O sentimento de pertencimento cria uma conexão emocional entre as pessoas colaboradoras e a organização, pois quando se sentem parte integrante do ambiente de trabalho, estão mais inclinadas a se envolverem ativamente nas tarefas, projetos e objetivos da empresa.

Esse engajamento não se limita apenas ao cumprimento de responsabilidades, envolve também a disposição de ir além do esperado, contribuindo com ideias inovadoras, assumindo a responsabilidade e buscando constantemente por melhorias.

O pertencimento também desempenha um papel crucial como fator motivacional. Quando as pessoas colaboradoras se sentem parte de uma equipe coesa e de uma cultura organizacional positiva, a motivação intrínseca é naturalmente estimulada. A sensação de ser valorizada e reconhecida pelos colegas e pela liderança incentiva-as a darem o seu melhor e a se esforçarem para alcançar os objetivos estabelecidos.

Além disso, esse sentimento fomenta a colaboração e a sinergia entre as pessoas membras da equipe. Quando as pessoas colaboradoras se sentem à vontade para expressar suas opiniões e ideias, ocorre um intercâmbio saudável de conhecimento e experiência. Esse cenário propício à troca de informações cria um ambiente de confiança, onde as barreiras à comunicação são minimizadas e as soluções são construídas de forma coletiva.

Neste sentido, compartilho sugestões de abordagens proativas para as organizações voltadas para a construção de um ambiente laboral que promova o sentimento de pertencimento. Para isso, as empresas devem adotar uma cultura inclusiva, comunicação aberta, reconhecimento e valorização, investindo em desenvolvimento profissional, além de criar um ambiente físico e social inclusivo."

Artigo da contadora Juh Círico - Integrante da Comissão de Diversidade e Inclusão do CRCPR

Reprodução permitida, desde que citada a fonte