O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aprovou sem ressalvas a prestação de contas referente ao exercício de 2018 do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), bem como o Relatório de Gestão referente ao ano anterior, no novo formato de Relato Integrado. Este último documento já foi entregue também ao Tribunal de Contas da União (TCU) e está disponível ao público no Portal da Transparência do CRCPR. Para acessá-lo, clique aqui!

Esse é o primeiro Relatório de Gestão em formato de Relato Integrado do CRCPR. Desenvolvido seguindo orientações do TCU, tem como foco aprimorar a transparência da informação e garantir coerência nos dados disponibilizados ao governo e à sociedade. O formato inovador, já utilizado em algumas organizações públicas e privadas ao redor do mundo, tem como um dos principais objetivos que a administração demonstre à sociedade como as estruturas de governança funcionam para mobilizar recursos visando alcançar objetivos.

Presidente Zulmir Breda fala sobre a importância do relato integrado em evento em Brasília, em janeiro de 2018

Em janeiro, o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR Laudelino Jochem, o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo, o diretor operacional Hugo Catossi e os gerentes das Divisões do CRCPR reuniram-se para discutir o assunto. "O novo formato foca não só na prestação de contas, como também na gestão integrada e na comunicação à sociedade. O relatório ficou muito mais visual, atrativo e interessante. É conciso e aborda estratégia, governança, desempenho e perspectivas da organização", comentou Laudelino Jochem. No mesmo mês, funcionários do CRCPR participaram, na sede do CFC, em Brasília, do Seminário do Relatório de Gestão no formato do Relatório Integrado do Sistema CFC/CRCs. Palestras, oficinas e debates foram realizados para o alinhamento do trabalho.

“Buscamos a uniformização dos dados para melhorar a qualidade da informação e reforçamos a importância do cumprimento das exigências do TCU, não só para a prestação de contas de suas atividades, mas para a correta aplicação das ações de governança e de esclarecimentos à sociedade sobre a nossa atuação em prol do desenvolvimento sustentável do país", explicou o presidente do CFC, Zulmir Breda.

relato integrado 2018.PNG