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Aprovado o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) do CRCPR

No último dia 25 (sexta-feira), foi aprovado o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) do CRCPR, elaborado pelo Comitê de Tecnologia da Informação, sob a coordenação do vice-presidente de administração e finanças, Laudelino Jochem. O PDTI é de observância obrigatória pelo CRCPR, de acordo com a Instrução Normativa SLTI nº 4/2010 e acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU).

O documento procura atender, dentre outros, o princípio constitucional da eficiência, a fim de que o órgão faça melhor uso dos recursos públicos e cumpra as suas finalidades. Ademais, o plano é voltado à incorporação de métodos de gestão modernos, para melhor atendimento das necessidades do CRCPR e da sociedade. O PDTI estende-se aos escritórios regionais do Conselho, e compreende o biênio 2018/2019, devendo ser revisado semestralmente.

Nortear e acompanhar a atuação da área de Tecnologia da Informação (TI), a fim de definir suas estratégias para posterior implantação, elevar a área de TI ao nível de apoiadora estratégica do CRCPR, identificar os sistemas críticos da entidade, a fim de aperfeiçoá-los e reduzir, na medida do possível, a dependência de terceiros para manutenção e desenvolvimento de atividades vinculadas à TI são apenas exemplos dos muitos objetivos do PDTI.

O plano também se constitui como instrumento de gestão institucional, uma vez que recomenda a adoção de metodologias no desenvolvimento de sistemas de dados e inventários, e apresenta propostas de investimentos para a área de TI, inclusive quanto às aquisições de hardware e software a serem utilizados pelo CRCPR.

Durante a sua elaboração, foram considerados referenciais estratégicos, público-alvo, recursos e logística, sempre alinhados à missão do sistema CFC/CRC’s, que é a promoção do desenvolvimento contábil, primando pela ética e qualidade na prestação dos serviços, atuando como fator de proteção da sociedade.

O comitê responsável pela concepção do PDTI examinou toda a estrutura organizacional do CRCPR, utilizando-se da clássica análise da matriz SWOT, assim denominada por ser originada de quatro palavras da língua inglesa - Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas),Opportunities(oportunidades) e Threats (ameaças). A análise permitiu, portanto, a identificação de necessidades, as quais deverão ser sanadas por meio da prática de ações e busca do alcance de metas para o biênio estabelecido.

Para o gerente de informática do CRCPR, Maurício Ostrowski Junior, “a aprovação do plano reflete o amadurecimento da gestão e governança do CRCPR. Com o PDTI, procuramos envolver todos os setores, para buscar, em conjunto, a qualidade no atendimento aos profissionais contábeis, em conformidade com os objetivos estratégicos do sistema CFC/CRC’s”.

Para ler o PDTI na íntegra e conhecer em detalhes os métodos de sua elaboração, estratégias, metas e orçamentos, clique aqui.