Apoio dos profissionais da contabilidade impulsiona arrecadação aos fundos da criança e do idoso em Curitiba

"A classe contábil tem papel decisivo no aumento da arrecadação dos fundos municipais da Criança e do Adolescente (FMCA) e da Pessoa Idosa (FMPI). São os profissionais da contabilidade que fazem as declarações de renda e podem orientar os contribuintes a destinar imposto devido aos fundos". A afirmação é do presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, que participou nessa quarta-feira, 29, na prefeitura de Curitiba, de evento para apresentação de balanço de campanhas de incentivo à doação de IR aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba) e da Pessoa Idosa de Curitiba (CMDPI). De acordo com a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marcia Oleskovicz Fruet, houve um crescimento de mais de 6.000% desde 2013.

De acordo com a FAS, em 2012, o FMCA contabilizava um total de R$ 8,8 milhões em recursos. Já o FMPI, regulamentado somente no final de 2006, somava apenas R$ 284,3 mil em recursos. Após campanhas de incentivo realizadas pela prefeitura e conselhos municipais, que ano a ano vêm contando com o engajamento das entidades contábeis, esses valores deram um salto para R$ 12 milhões (FMCA) e R$ 10 milhões (FMPI) em 2014. Para a presidente da FAS,"essa é a maneira cidadã de contribuir, de deixar os recursos mais próximos não da prefeitura, mas das entidades, com a certeza de que não haverá desvios pelo caminho".

Fonte: FAS

Para o supervisor do programa de Imposto de Renda da Delegacia de Receita Federal em Curitiba, Luiz Omar Setúbal Gabardo, a experiência de Curitiba com a campanha de arrecadação do IR devido é referência no Brasil para a Receita Federal.

De 2009 a 2012, o FMCA somou um volume de recursos de R$ 27,8 milhões e o FMPI, R$ 284,6 mil. Já entre 2013 e 2015, o FMCA somou R$ 36,3 milhões e o FMPI, R$ 19,2 milhões.

O supervisor do programa de Imposto de Renda da Delegacia de Receita Federal em Curitiba, Luiz Omar Setúbal Gabardo, lembrou que, apesar dos bons resultados, "ainda há muito dinheiro possível de ser usado": "Na nossa cidade se aproveitam somente 5% do que as pessoas físicas poderiam doar", disse. "A destinação do tributo é uma possibilidade que a gente tem de fazer a aplicação direta dos recursos. Quanto mais longe a gente manda o dinheiro, mais difícil é de ele retornar com celeridade", completou. Segundo Gabardo, a experiência de Curitiba com a campanha de arrecadação do IR devido é referência no Brasil para a Receita Federal: "O trabalho da Receita Federal cobre todo o território nacional e é muito bom ver o trabalho brilhante que é realizado aqui em Curitiba e que certamente pode ser um exemplo para outras cidades do país", afirmou.

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, recordou que hoje há mais de 130 cidadãos com mais de 100 anos acessando a rede pública de Saúde de Curitiba, o que é um reflexo de como a população está se tornando mais idosa e, consequentemente, demandando mais serviços públicos. Para o prefeito, isso reafirma a importância do papel das entidades sociais no atendimento a públicos vulneráveis. “A cidade tem um colchão de proteção que envolve entidades, instituições e organizações que realizam um trabalho que passa a ter relevância ainda maior em um momento como esse. Imaginem se não tivéssemos uma estrutura e apoio e de atenção como essa”, concluiu.

Destacando a atuação dos contabilistas, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Marcos Rigoni, acrescentou: “Em nossos eventos e meios de comunicação, temos consistentemente aberto espaço para a Receita Federal, as prefeituras e entidades beneficiárias dos recursos para a divulgação de informações sobre como os contabilistas podem orientar seus clientes a realizar a destinação do imposto de renda devido. Muito nos orgulha saber que esse trabalho vem dando bons frutos, que estamos contribuindo para que os impostos pagos pelos cidadãos fiquem nas nossas cidades, beneficiando aos que mais precisam”, disse.

Também estiveram presentes o diretor do Sescap-PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná), Euclides Locatelli; o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba (Sicontiba), Hugo Catossi, o vice-presidente, Juarez Morona, os diretores Juarez Dallagrana de Oliveira e Gilson Luís da Silva; representante da Fecopar (Federação dos Contabilistas do Paraná); o vereador Helio Wirbiski, secretários municipais e administradores regionais da prefeitura de Curitiba. Pelo CRCPR, além do presidente Rigoni, o vice-presidente de Relações Sociais, Narciso Doro Júnior, o coordenador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Francisco Savi, as conselheiras Ormélia Tereza da Silva, Márcia Cristina de Almeida, Nilva Amália Pasetto, a conselheira suplente Jéssica Dallagrana de Oliveira e a ex-presidente, Lucelia Lecheta.

Com informações da prefeitura de Curitiba e fotos de Adilson Faxina (Sescap-PR)