Com o intuito de divulgar, valorizar e estimular a produção acadêmica feminina em Ciências Contábeis, a Comissão da Mulher Contabilista do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) apresenta o artigo Análise da Percepção e Uso da Inteligência Artificial pelos Profissionais Contábeis da Região da Grande Curitiba, de autoria de Ângela Tunes (FESP PR), Emerson Carvalho da Silva (FESPPR) e de Francisca Mary Magalhães de Alcantara, bacharel em Ciências Contábeis e em Administração pela Universidade Gama Filho, mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e coordenadora do curso de Ciências Contábeis da FESPPR.

O documento apresenta a análise da penetração das tecnologias de inteligência artificial na área contábil por meio de uma pesquisa online realizada entre os profissionais contábeis da região da Grande Curitiba realizada entre os meses de julho e novembro de 2019. Sustentada por uma pesquisa bibliográfica, caracterizando tanto a contabilidade quanto a inteligência artificial e pela análise sistemática e estatística dos questionários aplicados. A pesquisa indica que apesar do estágio de desenvolvimento dos algoritmos de inteligência artificial, estas tecnologias ainda não estão sendo amplamente utilizadas na contabilidade; que o profissional contábil da região analisada não está apto para o uso destas ferramentas; e que este profissional não teme ser substituído por máquinas ou algoritmos.

Clique aqui para acessar o documento.

Observação: Os dados e as opiniões eventualmente contidas no documento são de inteira responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem opiniões ou posições deste Conselho ou de seus membros.