Amanhã, no CRCPR, palestra gratuita sobre incentivo à cultura

“Incentivo fiscal para a cultura - Lei Rouanet” e “Financiamento da produção cultural através dos benefícios da Lei Rouanet” são os assuntos das palestras que serão ministradas amanhã, 28, no horário das 13h30 às 17h30, no auditório do CRCPR. Inscrição gratuita, bastando apenas trazer duas latas de leite em pó para doação a entidades assistenciais. Clique aqui.

Os palestrantes Henilton Menezes e Orlando Chiqueto Rodrigues vão expor e analisar os aspectos fundamentais da Lei Rouanet e as vantagens do incentivo fiscal.

Números mostram que, desde a sua adoção, a legislação tem sido importante fonte de fomento da cultura brasileira nas mais diversas áreas. O principal objetivo do seminário, organizado pelo Lumen de Comunicação (www.grupolumen.com.br) em parceria com o CRCPR, é demonstrar como é simples e ao mesmo tempo vantajoso para as empresas adotar a renúncia fiscal em sua política de desenvolvimento.

Público-alvo

O evento é particularmente interessante para quem atua na área cultural, mas também para profissionais da contabilidade e mesmo para estudantes de Ciências Contábeis que um dia poderão ser consultados sobre aspectos contábeis da lei de incentivo à cultura.
“A classe contábil é o elo entre o contribuinte e o governo na captação de recursos para a cultura. O contador é o educador fiscal. É ele quem instrui o empresário quanto à destinação dos recursos e a importância desse trabalho”, diz Henilton Menezes.

É importante porém que o contador não enxergue a questão apenas como algo contábil. Mas que tenha a informação de que aquele ato dele vai muito além da Contabilidade, pois, com o benefício no recolhimento do imposto, a iniciativa privada é estimulada a patrocinar eventos culturais e o patrocínio, além de fomentar a cultura, valoriza a marca das empresas junto ao público. Trata-se ainda de ampliar um canal que leva bens culturais aos brasileiros, acrescenta Henilton.

Palestrantes

Henilton Menezes , que falará sobre “Incentivo fiscal para a cultura - Lei Rouanet”, é jornalista. Foi produtor musical, consultor para elaboração de projetos culturais, produtor e apresentador de programa musical de rádio e produtor executivo cinematográfico. Foi gerente da área de cultura do Banco do Nordeste, sendo responsável pela criação e desenvolvimento do Programa BNB de Cultura, edital de patrocínios culturais e pela instalação da rede de centros culturais daquela estatal. Atualmente é o Presidente da Comissão Nacional de Incentivo à cultura e Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Orlando Chiqueto Rodrigues falará sobre “Financiamento da produção cultural através dos benefícios da Lei Rouanet”. Ele é contador pós-graduado em Controladoria e Gerência Financeira. É empresário contábil, sócio administrador da Support Contabilidade. Consultor empresarial credenciado pelo SEBRAE nas áreas de empreendedorismo, finanças e planejamento empresarial. Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Maringá - SINCONTÁBIL desde 2008. É diretor da Federação dos Contabilistas do Paraná - FECOPAR. Vice-presidente para assuntos intersindicais da Associação Comercial e Empresarial de Maringá - ACIM. Presidente do Lions Clube Maringá Pioneiros. Presidente do Instituto Cultural Ingá.