Alunos da Unespar e Facnopar participam de palestra do Projeto "Profissional contábil do amanhã"

Estudantes de Ciências Contábeis de Arapongas e Apucarana, alunos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e da Faculdade do Norte Novo de Apucarana (Facnopar) participaram, no último dia 15 (quarta), de palestra do vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Laudelino Jochem, no âmbito do Projeto "Profissional contábil do amanhã".

A palestra aconteceu no auditório da Unespar e contou também com a presença de diretores, coordenadores de curso e professores das duas instituições. Na abertura, o conselheiro do CRCPR e diretor da Unespar, Narciso Rastelli, destacou a importância de eventos como esse, em que os estudantes podem ter contato com o dia a dia da profissão por meio de profissionais do gabarito do professor Laudelino, que tem reconhecida atuação tanto como profissional contábil e consultor empresarial, quanto como acadêmico e militante de entidades de classe, o que lhe permite transmitir aos estudantes uma visão amplamente respaldada sobre as diversas frentes de atuação possíveis para o desenvolvimento de carreiras dentro das Ciências Contábeis. "Sinto-me privilegiado em participar do CRCPR como conselheiro e quero de público parabenizar o conselho pelo trabalho que vem sendo realizado há várias gestões, e agora com o Marcos Rigoni. A palestra contribuiu muito para que os estudantes possam ver as oportunidades que a profissão contábil oferece. É um grande orgulho ter o prof. Laudelino novamente na Unespar", disse.

O projeto, lançado em abril, busca reforçar a integração com as instituições de ensino, com as quais o CRCPR já tem um envolvimento, por meio da Comissão de Professores e Coordenadores de Cursos, mas principalmente alcançar esse segmento que está frequentando aulas, em plena formação, caminhando para o futuro profissional. O público-alvo são os cerca de 15 mil alunos atualmente matriculados em cursos de ciências contábeis no Paraná. O CRCPR tem por objetivo, em um primeiro momento, contribuir para a sua formação e, na sequência, para a sua transição ao mercado de trabalho, buscando atuar na formação de profissionais capazes de fazer diferença onde quer que trabalhem, usando sua atividade não apenas como ferramenta de sucesso, mas, sobretudo, como instrumento de desenvolvimento social.

Jochem falou sobre a evolução da profissão desde a antiguidade, destacando as grandes mudanças culturais e tecnológicas ocorridas no período mais recente, especialmente na última década, em que o foco da profissão passou a ser a interpretação e o conhecimento. A seguir, abordou perspectivas de carreira, informando que o curso de Ciências Contábeis é o quarto mais procurado do Brasil e que a carreira é considerada uma das mais promissoras, não apenas no Brasil, mas em termos mundiais.

Falou ainda sobre os projetos do CRCPR, destacando o "Conhecimento Nota Dez" que visa dar destaque aos alunos de graduação, especialização, mestrado ou doutorado na área contábil com a publicação de trabalhos acadêmicos que recebem a avaliação máxima, a fim de compartilhar com o mercado conhecimento de excelência produzido nas universidades.

Para a professora Lucinéia Chiarelli, da Unespar, "a palestra demonstrou aos alunos a importância da tecnologia e do conhecimento. Em especial, que todos precisam se dedicar continuamente aos estudos para ser bem sucedidos na área contábil".

O contador Fernando Alves Martins, que trabalha em uma empresa de móveis de Arapongas, considerou a palestra "brilhante" e parabenizou o presidente do CRCPR pelas iniciativas e novos projetos, ressaltnado a importância da aproximação do CRCPR com comunidade acadêmica. Já para o delegado do CRCPR em Arapongas, Osvaldo Damião, a palestra, além de motivar os profissionais e alunos, mostrou a importância da profissão contábil no momento atual. "Laudelino deixou claro a todos que a profissão contábil é brilhante, com excelentes perspectivas no mercado atual", disse.

Para Maria Célia Mariotto Moroti, delegada CRCPR em Apucarana, "o professor Laudelino mostrou que através da atitude e do conhecimento conseguimos elevar muito mais nossa classe. Essa palestra me fez sentir um orgulho imenso em ser contadora".

Na opinião do coordenador do Curso de Ciencias Contábeis da Facnopar, Márcio Coelho Moreiro, "a palestra foi excelente, mostrando as novidades da área contábil. Serviu também para motivar os alunos, profissionais e professores a buscar cada vez mais o conhecimento para progredir na profissão contábil". Disse ainda que ações como estas fazem com que os alunos se aproximem das entidades de classe.

No fim da palestra, o professor Laudelino sorteou dois exemplares de um de seus livros IFRS.