Alunos da UFPR têm palestra sobre o sistema CFC-CRCs

O vice-presidente da Câmara de Registro do CRCPR, João Gelásio Weber, recebeu os novos alunos do curso de Ciências Contábeis da UFPR, no último dia 6, à noite, com uma palestra sobre a posição da contabilidade no mercado e como funciona o sistema de registro e fiscalização da classe, formado pelo Conselho Federal de Contabilidade e conselhos regionais. O professor Eluiz Miqueleto representou o Departamento de Contabilidade da UFPR, na ocasião. Segundo ele, a palestra foi bastante motivadora para os estudantes.

Gelásio afirmou que a contabilidade, ao levantar informações financeiras e patrimoniais para empresas e órgãos públicos, é uma das atividades sociais mais importantes e mais valorizadas; é uma das profissões que mais leque de trabalho abre, com boas remunerações, tanto no setor privado quanto no público. Mas deteve-se, em particular, em definir e descrever para os estudantes o CRCPR, que deverá ser a sua entidade no futuro. O CRCPR – disse -, a exemplo dos demais CRCs, é uma autarquia federal, criada em 1946 pelo decreto-lei 9295 com a finalidade de registrar e fiscalizar o exercício profissional dos técnicos em contabilidade e contadores, visando proporcionar serviços de qualidade à sociedade – empresas e órgãos públicos. É formado por 54 conselheiros - 27 efetivos e 27 suplentes, representando todo o estado.

O seu trabalho, firmado em conceitos éticos e técnicos, resulta em valorização dos bons contabilistas. Além dos serviços de registro, cadastro, emissão da carteira profissional, aplicação do exame de suficiência, desenvolve projetos de fiscalização verificando se os agentes contábeis têm habilitação, se os trabalhos estão de acordo com as normas e princípios contábeis, oferece programas de educação continuada presenciais e à distância e também desenvolve projetos de responsabilidade social.

Atualmente, o CRCPR tem mais de 34 mil profissionais registrados e o Conselho, para atendê-los, mantém uma estrutura física de escritórios nas maiores cidades - Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava e Toledo – e delegacias em 52 cidades compondo jurisdições que abrangem os 399 municípios do estado.