Alunos da FEATI/UNIESP, Ibaiti, têm palestra sobre o CRCPR

Em comemoração ao Dia do Contador – 22 de setembro -, o curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti/ FEATI/UNIESP, realizou uma série de atividades que incluíram a apresentação de monografias de estudantes do último ano do curso e palestra do conselheiro do CRCPR na região, Roberto Aparecido dos Santos, sobre a profissão contábil, o sistema CFC/CRCs e, em particular, o CRCPR.

Depois de um breve histórico sobre a contabilidade, sua importância para as empresas e a administração pública, o conselheiro falou sobre a situação atual e as perspectivas da profissão no mercado. Disse que a contabilidade é uma das atividades sociais mais importantes e mais valorizadas do momento, com um amplo leque de trabalho, oferecendo boas remunerações aos seus agentes.

O palestrante descreveu o sistema formado pelo Conselho Federal de Contabilidade e os conselhos regionais de contabilidade, entidades criadas no contexto da evolução da profissão no país. São autarquias federais, criadas em 1946 pelo decreto-lei 9295 com a finalidade de registrar e fiscalizar o exercício profissional dos técnicos em contabilidade e contadores, visando proporcionar serviços de qualidade à sociedade.

Falando especialmente sobre o CRCPR, disse que o órgão é formado por 54 conselheiros - 27 efetivos e 27 suplentes, representando todo o estado, escolhidos pelos profissionais registrados. Além dos serviços de registro, cadastro, emissão da carteira profissional, aplicação do exame de suficiência, o CRCPR desenvolve projetos de fiscalização, verificando se os agentes contábeis têm habilitação, se os trabalhos estão de acordo com as normas e princípios contábeis, oferece amplos programas de educação continuada, presenciais e à distância, e também desenvolve ações de responsabilidade social. No Paraná atuam mais de 32 mil profissionais registrados. Para atendê-los, o CRCPR mantém uma estrutura física de escritórios nas maiores cidades - Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava e Toledo – e delegacias em 52 cidades compondo jurisdições que abrangem os 399 municípios do estado.