Alterada a pontuação no Programa de Educação Continuada de auditores

Ao participar da 16ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná, de 15 a 17 de maio, em Foz do Iguaçu, auditores obrigados a cumprir programa anual de educação continuada terão direito a dez pontos. O tempo todo, porém, a programação de cursos presenciais e à distância do CRCPR abre múltiplas alternativas para os auditores, que podem acompanhar a divulgação na agenda de cursos no site do CRCPR www.crcpr.org.br, em Desenvolvimento Profissional, fazendo aqueles cursos que atendem as suas necessidades.

Em particular, cursos abordando o tema IFRS – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, incluindo o tópico demonstrações contábeis recebem oito pontos. Já os cursos à distância ministrados pelo programa +Saber contam 16 pontos cada. Assim, Contabilidade Pública x Contabilidade Aplicada ao Setor Público = 16 pontos; EFD – Escrituração Fiscal Digital = 16 pontos; Substituição Tributária = 16 pontos; SPED – 16 pontos; Mudanças de práticas Contábeis no Brasil com a Lei 11.638/07 = 16 pontos.

Programa

O Programa de Educação Continuada visa atualizar e aprimorar os conhecimentos técnicos dos contadores que atuam no mercado de trabalho como auditores independentes e estão devidamente registrados no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), inscritos no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI); aqueles com cadastro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM); aqueles que exercem atividades de auditoria nas instituições financeiras, nas sociedades seguradoras e de capitalização e em entidades abertas de previdência complementar.

Segundo determinação do Conselho Federal de Contabilidade, o auditor independente e demais contadores integrantes do seu quadro funcional deverão cumprir quantidade mínima de pontos de participação em eventos educacionais, com a finalidade aprimorar a qualidade dos serviços prestados às empresas. Desde o ano passado, todo profissional com esse perfil precisa comprovar anualmente 40 pontos de educação continuada.