Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Alterações do Simples são analisadas em seminário organizado por entidades contábeis, empresariais e governamentais

Alteração da receita bruta, novas regras de opção e exclusão do Simples, limite adicional para exportação de mercadorias, alíquotas, parcelamento de débitos, exigência de certificação digital e notas fiscais eletrônicas, legislação e estatísticas do Microempreendedor Individual e detalhes do ISS no Simples Nacional.










imagem
Evento foi no auditório da Fiep em Curitiba, transmitido simultaneamente para 20 cidades







Foram esses os principais tópicos do seminário focado nas alterações da Lei Complementar 139/2011, sobre o Simples Nacional, realizado no último dia 24, por meio de teleconferência, na sede da Federação das Indústrias do Paraná, em Curitiba, transmitido simultaneamente para 20 municípios paranaenses, alcançando aproximadamente 1,4 mil pessoas.

Para participar do seminário, os inscritos doaram alimentos, cuja arrecadação em Curitiba totalizou 1.200 kg que serão doados às entidades beneficentes APACN -Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia, Associação Beneficente São Roque, Igreja Evangélica Assembleia de Deus e Associação Beneficente Frei Miguel.










imagem
Lucélia Lecheta, presidente do CRPR







Com o objetivo de atualizar profissionais que lidam com a contabilidade de empresas registradas no Simples, o evento foi organizado por grande parceria de entidades composta pelo CRCPR, Receita Federal, Prefeitura de Curitiba, Sebrae, Comitê Gestor do Simples Nacional, Sistema FIEP e governo do Paraná, com apoio da Fecopar, SescapPR, Sicontiba, Fecomércio, Senar Paraná, Fampepar, Faciap e Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná.

“As teleconferências são uma forma de atingirmos um grande público de uma só vez e as alterações do Simples Nacional são um tema da maior importância para nós contabilistas”, disse a presidente do CRCPR Lucélia Lecheta. A iniciativa foi destacada ainda, na abertura, por Edson Luiz Campagnolo, presidente da FIEP e anfitrião; Luiz Carlos Hauly, secretário de Estado da Fazenda; Ercílio Santinoni, diretor Geral da Secretaria de Estado da Industria e Comercio; Agnaldo Castanharo, gerente da Unidade de Inovação e Competitividade do SEBRAE Paraná, e Sérgio Gomes Nunes, superintendente adjunto da Receita Federal do Brasil.

As palestras, que começaram às 9h, foram proferidas por pessoas com vasta experiência no tema como o secretário-executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional Silas Santiago, a analista de Políticas Públicas do Sebrae Nacional Helena Rego, o secretário de Estado da Fazenda do Paraná Luiz Carlos Hauly e a auditora fiscal da Prefeitura de Curitiba Miriam Feuerharmel Silva. As palestras foram gravadas e serão disponibilizadas, a partir do dia 8 de fevereiro, no Portal das Entidades.










imagem
Silas Santiago, presidente do Comitê Gestor do Simples Nacioal







Além dos citados, estiveram presentes também: Mário Nakatani Júnior – Diretor do Departamento de Rendas Mobiliárias da Prefeitura Municipal de Curitiba, Zildo Costa - Diretor do Sistema FECOMÉRCIO Paraná, Valdir Pietrobon - Presidente da Fenacon, Eric Fiedler Barbosa – Coordenador Institucional da FACIAP, José Luiz Machado Sistema FAEP/SENAR, Divanzir Chiminacio - Presidente da FECOPAR, Mauro Kalinke - Presidente do SESCAP Paraná, Narciso Doro - Presidente do SICONTIBA, Armando Santos Lira representando a FAMPEPAR, entre outras autoridades.










imagem
A inscrição era doação de alimentos para entidades assistenciais, somando mais de mil quilos












imagem
Palestrantes e organizadores reunidos ao final do seminário.