Em 2024, com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos e otimizar o funcionamento, a Câmara de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) implementou importantes melhorias estruturais e modernizações na sede da autarquia. Paralelamente, investiu no desenvolvimento dos colaboradores por meio de treinamentos voltados integração e reciclagem de conhecimentos. O setor reforçou ainda as práticas de governança, gestão de riscos, compliance e qualidade, além de conduzir com eficiência diversos processos licitatórios, compras e contratações, assegurando a transparência e a eficiência administrativa.
"A transparência na administração pública só se efetiva com o comprometimento coletivo, garantindo que os controles internos se tornem instrumentos reais de transformação", enfatizou o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Jefferson Paulo Martins. "Além disso, manter nossos colaboradores atualizados e integrados é essencial para a agilidade e qualidade dos processos e entregas do CRCPR à classe contábil. Por isto, nos empenhamos em reforçar, em treinamentos, as questões relacionadas à criatividade e ao trabalho em equipe, unindo as habilidades e competências", explicou Martins.
Para o próximo ano, estão previstas reformas com foco em sustentabilidade, incluindo a instalação de painéis solares, a troca do calçamento da garagem para otimizar a drenagem do solo, a instalação de cisterna para captação e o aproveitamento da água da chuva e a continuidade da substituição progressiva dos aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes energeticamente e que utilizam gás ecológico. Também em 2025, a Câmara dará andamento ao projeto CRCPR Smart, idealizado pela Divisão de Fiscalização, que tem como objetivo automatizar processos manuais de todas as áreas do Conselho por meio do uso de inteligência artificial. A iniciativa busca aumentar a eficiência e a agilidade dos serviços prestados pelo CRCPR, promovendo maior precisão, integração e modernização nas operações internas e no atendimento aos profissionais da contabilidade e à sociedade.
Compras, Licitações e Cobranças
Neste ano, 93 projetos de contratação propostos para 2024 foram executados pela área de Compras, Licitações e Cobranças do CRCPR, envolvendo desde pregão eletrônico, até dispensa e inexigibilidade de licitação, ou ainda chamamento público e leilão.
Ressalta-se a aquisição de computadores mais potentes para dinamização do trabalho, as melhorias de iluminação e equipamentos do estúdio de gravação, a implementação da TV Corporativa interna e, no âmbito do programa Meu Futuro, a contratação de psicóloga especialista em gestão de carreiras.
Outro destaque foi a implementação da "Blip", uma ferramenta de atendimento via WhatsApp que utiliza API* oficial. Essa solução moderna, dinâmica e abrangente elevou a qualidade do atendimento, tornando mais ágil e eficiente a interação com os profissionais e organizações contábeis que buscam os serviços do CRCPR.
Governança, Riscos, Compliance e Qualidade
Com a finalidade de fortalecer uma cultura de integridade, ética e transparência, a área de Governança, Riscos, Compliance e Qualidade, em 2024, lançou a Política Antifraude e Anticorrupção do CRCPR, que envolve um conjunto de medidas, diretrizes e procedimentos estabelecidos para prevenir, detectar e combater fraudes e corrupção dentro desta Casa. Acesse o documento na íntegra, aqui!
Além disso, foi aprovada através da Portaria PRES CRCPR n.º 031/2024 a Cartilha de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio no CRCPR, que oferece diretrizes e orientações práticas para prevenir e lidar com situações de violência e discriminação, assim como reflete o compromisso coletivo do CRCPR em criar um ambiente de trabalho em que todos os profissionais possam desenvolver seu potencial e contribuir para o crescimento e a excelência de nossa profissão. Acesse a cartilha na íntegra, aqui!
Foi dada continuidade ainda às principais práticas de governança, como direcionar e monitorar as estratégias, políticas e planos institucionais, alinhando as ações às necessidades das partes interessadas, de modo a assegurar o alcance dos objetivos e a prestação de serviços de qualidade.
TV Corporativa
O CRCPR inaugurou a TV Corporativa, novo canal de comunicação interna da entidade. O Conselho utiliza o "Power BI", uma ferramenta de Business Intelligence (BI) desenvolvida pela Microsoft, utilizada para visualização e análise de dados. Com ele, é possível conectar-se a diversas fontes de dados, transformar essas informações em gráficos interativos e dashboards, e gerar relatórios detalhados.
"Televisões em todos os setores administrativos passam a apresentar em tempo real dados atualizados das principais áreas do Conselho, como Registro, Fiscalização e Desenvolvimento Profissional, munindo nossos colaboradores com informações ágeis e de qualidade", explicou o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Jefferson Paulo Martins.
Programa Integrar
Estúdio de Gravações de Áudio e Vídeo
A Câmara de Administração e Finanças também concluiu melhorias no estúdio profissional de gravações de áudio e vídeo, no edifício sede do CRCPR, em Curitiba, com a aquisição de iluminação e equipamentos de suporte.
Com foco na prestação de serviços de educação profissional continuada e transmissão célere de informações, o novo ambiente traz mais qualidade e velocidade às transmissões, permitindo a gravação de videoaulas, palestras, cobertura integral de eventos, podcasts e outras mídias de transmissão de informação e conhecimento.
"Hoje, praticamente todos os eventos que realizamos são transmitidos na TV CRCPR. O estúdio era um sonho para viabilizar com ainda mais qualidade e velocidade esse compartilhamento de informações", comemorou o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Laudelino Jochem.
Reforma da antiga sede do CRCPR
Em 2024, o CRCPR realizou reformas na antiga sede da autarquia, situada na Rua Lourenço Pinto, com o objetivo de implementar melhorias estruturais e modernizações. Essas ações visaram não apenas valorizar o imóvel, mas também prepará-lo para comercialização.
Vice-presidente de Administração e Finanças palestrou em Instituições de Ensino Superior
Ao longo do ano, o vice-presidente de Administração e Finanças, Jefferson Paulo Martins, ministrou palestras em diferentes Instituições de Ensino Superior (IES).
Em setembro, gravou um podcast no estúdio do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz - FAG, concedendo entrevista à coordenadora do curso de Contábeis, Luciana Ferraz, e à professora Liceia Piaseski, sobre a profissão contábil e a entrada nesse mercado de trabalho.
No mês seguinte, durante o V Congresso de Ciências Contábeis, apresentou a estudantes do curso da Faculdade Educacional de Medianeira (UDC) palestra sobre "O Futuro da Contabilidade e o Papel dos Conselhos Regionais".
Jefferson Martins também esteve presente em diversas apresentações no âmbito do programa "Contador do Amanhã", como na Faculdade UNETRI, na cidade de Barracão; na Universidade Paranaense de Toledo (Unipar) e ainda para os estudantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Paranavaí.
*API: Application Programming Interface, que significa Interface de Programação de Aplicação. Uma API é um conjunto de regras e protocolos que permite que aplicações de software se comuniquem entre si, trocando dados, recursos e funcionalidades.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.