Aderbal Muller é o novo imortal da Academia de Ciências Contábeis do Paraná.

Professor de cursos de pós-graduação da FAE Business School, autor de vários livros de contabilidade, sendo o mais recente Contabilidade Avançada e Internacional, Aderbal Nicholas Muller é o novo imortal da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, ocupando a cadeira número 5.

A solenidade de posse, com cerimonial de Carla Pacheco, presidente do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista, foi dia 16 de abril, no auditório do CRCPR, prestigiada por inúmeras autoridades e familiares A mesa de honra foi formada pelo presidente da academia Moacir Carlos Baggio; a secretária Nilva Amália Pasetto; o tesoureiro Ranoel de Souza Ribeiro; o diretor de Relações Externas Vicente Pacheco; o presidente do Conselho Fiscal Gedião Túlio; os acadêmicos Luiz Francisco Carvalho, Eliody Werneck Andrade e Diva Maria de Oliveira representando a Academia Brasileira de Ciências Contábeis. Presentes também o vice-presidente da Câmara Técnica do CRCPR Armando Lira; o presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná, Divanzir Chiminacio; o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba, Narciso Doro Junior, e o vice-presidente do Sescap-PR, Expedito Barbosa Martins.

Aderbal Muller foi Personalidade Contábil do Ano 2008 ? promoção da FESP, FACIAP, FENACON, SESCAP, Instituto Indicare e Jornal Industria & Comércio; é mestre em Ciências Sociais Aplicadas; doutor em Gestão de Negócios, atua como contador empresa de perícias C.W.Müller e AN.Müller Ltda; foi coordenador do Curso de Ciências Contábeis da FAE de 1997 a 2007 e coordena o Curso de Pós-Graduação em Contabilidade Gerencial e Auditoria do Curso de Controladoria desde 1999 (atual). É perito judicial junto às varas estaduais e federais, membro da ACIN - Associação Científica Intemacional Neopatrimonialista, da AAA - American Accounting Association e da BALAS - Business Associatíon of Latin American Studies. Além do livro Contabilidade Avançada e Internacional - Ed. Saraiva ? 2009, publicou em co-autoria: Análise Financeira - Editora Atlas ? 2008; Cálculos Periciais - Editora Juruá ? 2007; Manual da Nota Fiscal Eletrônica - Editora Juruá ? 2007; Contabilidade Básica - Editora Pearson ? 2006; Auditoria Integral - Editora Juruá ? 2005; Auditoria das Organizações - Editora Atlas 2001

Discursos

Depois de reconhecer que assume ?nova tarefa e novas responsabilidades?, em seu discurso, Aderbal homenageou a sua família, amigos presentes, e principalmente uma personalidade que marcou muito sua vida, seu padrinho, o professor João Evangelista, falecido há dois anos, nascido em Ressaquinha, Minas Gerais, em 1935. Estudou na Escola de Padres em Friburgo, no Rio de Janeiro. Graduou-se em Matemática na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Mater Divinae Gratiae, FAFI, Minas Gerais; Administração pela Mackenzie de São Paulo e em Ciências Contábeis no Instituto Educacional Professor Pasquale Cascino, também em São Paulo. Especializou-se em administração financeira e cursou Mestrado em Administração na UFSC. Lecionou no Dom Bosco e na FAE. ?Era um homem fantástico. De personalidade pacata e singela, muito humilde em sua sabedoria e em tudo o que fazia, sempre se revelava carismático e feliz?, depõe Aderbal.

Além de parabenizar e enaltecer o novo acadêmico, em sua fala o presidente Moacir Baggio destacou a importância da família, descrevendo o papel que os pais de Aderbal, dona Tereza e seu Ariel, e também a irmã Aneti, tiveram na sua formação. ?Essa família de contadores pode com muito orgulho e alegria comemorar a ascensão do professor Aderbal como mais um imortal da Academia de Ciências Contábeis do Paraná?, finalizou.

A solenidade foi no auditório do CRCPR

Recebendo o diploma das mãos do presidente Moacir Baggio

Aderbal e esposa do professor João Evangelista, dona Tereza Muller