Acadêmicos de Foz do Iguaçu conhecem o projeto Primeiros Passos

O auditório da União Dinâmica de Faculdades Cataratas (UDC) ficou praticamente lotado para a apresentação do projeto “Primeiros Passos com o CRCPR”, em Foz do Iguaçu. A presidente do CRC, Lucélia Lecheta, e a conselheira Elizangela de Paula Kuhn, vice-presidente da Câmara de Ética e Disciplina, falaram a cerca de 200 estudantes de ciências contábeis na quinta-feira passada, dia 24.

Auditório da União Dinâmica de Faculdades Cataratas

Elizangela de Paula Kuhn

A ocasião foi particularmente especial para Elizangela, que nasceu, mora e trabalha em Foz. “Os alunos saíram motivados com as perspectivas de mercado da profissão relatadas por nossa presidente”, conta a conselheira.

A partir de visitas a cursos universitários e novos escritórios estabelecidos no Paraná, o projeto dissemina informações sobre ética profissional - no intuito de formar contadores conscientes de sua responsabilidade social -, educação continuada, para estimular o aperfeiçoamento constante e garantir a qualidade dos serviços contábeis, esclarece as competências de cada entidade contábil e o funcionamento da fiscalização.

A intenção é agir preventivamente, evitando principalmente falhas éticas, em prol da reputação da classe: “A credibilidade da profissão contábil entra em jogo quando alguém opta por uma conduta inadequada, seja por puro desconhecimento ou por má fé mesmo. Por isso queremos acompanhar de perto o início da carreira dos novos profissionais e intensificar a aproximação entre CRC e instituições de ensino”, justifica a presidente Lucélia.

Lucélia Lecheta

Em Foz, além dos universitários, participaram do encontro cerca de 30 profissionais. Dentre eles, o coordenador do curso de Ciências Contábeis da UDC, José Antonio Cescon, o presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Foz do Iguaçu (Sincofoz), Ocivaldo Gobetti Moreira, e o delegado do CRCPR Ney Patrício.
O CRCPR já levou o projeto a Apucarana, Rolândia, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Wenceslau Braz, Bandeirantes, Londrina e Foz do Iguaçu, nesta ordem.