Acadêmico recebe Comenda de São Mateus em sessão da ACCPR

No dia 21 de maio, foi promovida uma sessão especial da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), na sede do CRCPR, em que foi entregue ao acadêmico Dalvino Nunes da Lapa Junior a Comenda de São Mateus. A solenidade foi prestigiada por diversos acadêmicos, autoridades de instituições da classe contábil, familiares e ex-alunos do homenageado.

O acadêmico Dalvino Nunes da Lapa Junior (C) a Comenda de São Mateus recebeu a distinta honraria das mãos do acadêmico Derseu de Paula. À direita, a presidente da ACCPR, Nilva Amalia Pasetto.

A distinta honraria foi conferida a ele por sua relevante contribuição em prol da valorização da Ciência Contábil paranaense e, notadamente, por estar em vias de completar 50 anos de atividade como docente.

Dalvino natural de de Jacarezinho (PR), e tem pós-graduação em Contabilidade e Finanças pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), bem como graduação em Ciências Contábeis pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná. Professor Lapa, como é conhecido, é também bacharel em Ciências Econômicas pela UFPR e Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica do Comércio, anexa a Faculdade de Direito da UFPR. Foi professor da UFPR por 31 anos, da Fundação de Estudos Sociais do Paraná por 24 anos e da Faculdade FACET por 16 anos. Na UFPR, foi também chefe do Departamento de Contabilidade do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR. Assumiu a cadeira de nº 24 na Academia de Ciências Contábeis do Paraná em 1985. Manteve escritório profissional na área de contabilidade e economia desde 1961, trabalhando com assessoria econômica e execução contábil, econômica, fiscal e trabalhista. Foi também administrador e tesoureiro de diversas empresas e órgãos, assim como membro do Conselho Fiscal da Academia de Ciências Contábeis do Paraná.