Aberturas de Fiscalização começam com novidades, no Norte Pioneiro e Centro-Sul

Na próxima semana, o CRCPR realiza Abertura de Fiscalização em municípios das regiões Norte Pioneiro e Centro-Sul do Paraná. Durante os encontros, realizados em todo o Estado desde 2010 pela Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCPR, por ocasião do início dos trabalhos de fiscalização em cada localidade, o profissional contábil local tem a oportunidade de estabelecer um canal direto de comunicação com o CRCPR, já que a fiscalização em si é realizada totalmente de forma eletrônica (Fisc-e), sem a presença do fiscal nos escritórios.

"Estou muito animada com este novo desafio. No biênio 2012-2013 estive à frente da Câmara de Ética e Disciplina, mas à época havia uma vice-presidência específica para a Fiscalização. O que posso antecipar é que teremos muitas novidades. Na abertura de fiscalização, por exemplo, o gerente de Fiscalização, Dirceu Zonatto, será sempre acompanhado pelo conselheiro de cada região e por lideranças locais, que conhecem suas bases, prestigiando o trabalho desses conselheiros e aprofundando a interação com os profissionais", antecipa a nova vice-presidente, Elizangela de Paula Kuhn.

"Outra novidade é que durante as apresentações serão dadas informações de todas as áreas de atuação do CRCPR, não apenas sobre a Fiscalização em si", prossegue. Segundo Elizângela, o contato direto com os profissionais durante esses encontros será uma oportunidade única para aprofundar informações sobre as novas exigências da norma de Educação Profissional Continuada, os canais de comunicação com o Conselho, exame de suficiência, materiais para treinamento à disposição, enfim, outros alertas importantes além da questão da Fiscalização. "Também vamos apresentar o trabalho das comissões do CRCPR e quem tiver interesse em participar delas terá à disposição os dados de contato dos coordenadores de cada uma delas", revela.

Os eventos destacarão também os novos projetos da câmara. "Um deles é a fiscalização de todas as prefeituras e câmaras de vereadores em relação ao que nos compete a legislação, em parceria com outros órgãos agentes de fiscalização, como o Tribunal de Contas da União, o Observatório Social do Brasil e o Comitê De Olho na Transparência. Vamos também fiscalizar as áreas contábeis das maiores empresas do Paraná e estamos trabalhando fortemente em um projeto que esclareça ao profissional contábil sobre as consequências da não apresentação da escrituração contábil", antecipa. "Por isso, mesmo quem já participou de outras aberturas de fiscalização será muito bem-vindo", convida.

Confira a seguir o calendário de apresentações das Aberturas de Fiscalização em sua região e programe-se:

05/02 - Wenceslau Braz, às 14h, na Câmara Municipal (Praça Rui Barbosa, rua Felipe M. de Carvalho, nº 78, Centro);

06/02 – Jacarezinho, às 9h30, na Câmara Municipal (rua Cel. Batista, n° 335, Centro);

06/02 - Santo Antônio da Platina, às 14h, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC (rua Rui Barbosa, nº 799, Centro);

07/02 - Laranjeiras do Sul, às 17h, na Associação Comercial de Laranjeiras do Sul - ACILS, (rua Ivan Ferreira do Amaral Filho, nº 63, Centro);

08/02 - Guarapuava, às 8h30, no Sindicato dos Contabilistas de Guarapuava – Sincopuava (av. Manoel Ribas, nº 1044, Conradinho).