Abertura de empresas: na capital, empresários e entidades pedem medidas contra a burocracia

Um novo encontro ocorreu nesta segunda-feira, 23, entre representantes da Prefeitura de Curitiba, da Câmara Municipal e das entidades de classe SESCAP-PR, Fenacon, Sicontiba, Fecopar, CRCPR e Microtiba. Na pauta, mais uma vez, a simplificação do processo de abertura de empresas por meio da implantação de Alvará Provisório e da desvinculação da emissão do CNPJ do Laudo Liberatório.

Este foi o terceiro encontro entre o governo municipal e as entidades em menos de 10 dias, visando discutir procedimentos que simplifiquem a abertura de empresas na capital. O último ocorreu dia 18, com o prefeito Gustavo Fruet, um dia após a audiência pública ocorrida na Câmara Municipal organizada pelo vereador Hélio Wirbiski.

Em pauta: simplificação do processo de abertura de empresas, pela implantação de Alvará Provisório e a desvinculação da emissão do CNPJ do Laudo Liberatório.

O presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, disse que Curitiba precisa voltar a ostentar o status de capital eficiente e ágil na abertura de empresas. “Em minhas palestras pelo Brasil, sempre citava Curitiba como uma referência. Já não posso dizer mais isso”, disse Pietrobon, apontando-a como a única capital onde a emissão da CNPJ está atrelada ao Laudo Liberatório.

Para o diretor jurídico do SESCAP-PR, Euclides Locatelli, entidades e governo já estão falando a mesma linguagem e o próximo passo é pôr em prática as questões acordadas. “Agora é necessário a Prefeitura entrar na fase de ação e criar mecanismos que facilitem a vida de quem quer gerar emprego e renda”, disse.

Comissão
A presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, Gina Paladino, e o secretário de Urbanismo, Reginaldo Cordeiro, informaram que a Prefeitura criou uma Comissão composta pelas diferentes secretarias municipais para discutir as questões jurídicas das mudanças.

Eles ratificaram a informação do prefeito Gustavo Fruet, de que nos próximos dias será divulgado um pacote de medidas que contemplarão as sugestões dos empresários, principalmente com relação à “Desvinculação da emissão do CNPJ do Laudo Liberatório” e a “Implantação do Alvará Provisório” para atividades que oferecem grau de risco leve e moderado.

Representantes do CRCPR, Sescap-PR, Sicontiba, Fecopar e Fenacon conversam com representantes da Prefeitura de Curitiba nesta segunda, 23.

Participação
Representando a Prefeitura de Curitiba no encontro desta segunda-feira (23), estavam o secretário de Urbanismo, Reginaldo Cordeiro; a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, Gina Paladino, e os diretores de departamentos Evelize Andrade Tarasiuk, Daniel Maurício e João Luiz Pak. Entre os representantes de entidades, estavam Valdir Pierobon (Fenacon); Euclides Locatelli (SESCAP-PR); Divanzir Chiminácio (Fecopar); Narciso Doro (Sicontiba) e Marcos Rigoni de Mello (vice-presidente administrativo do CRCPR) e Armando Lira (vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR).

Entidades se unem pela simplificação na abertura de empresas

Fonte: Sescap-PR