Abertura de empresa e filial no PR será feita exclusivamente pelo portal Empresa Fácil a partir de 20 de março

O Paraná formalizará a abertura de novas empresas e filiais exclusivamente pelo portal Empresa Fácil a partir do dia 20 de março. A informação foi dada em primeira mão pela secretária geral da Junta Comercial do Estado do Paraná (Jucepar), Libertad Bogus, aos participantes da apresentação do Portal Empresa Fácil e treinamento para uso do novo sistema, evento que aconteceu no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na manhã do dia 27 de fevereiro.

Presidente da Jucepar, Ardisson Akel, na abertura da palestra sobre o Portal Empresa Fácil no CRCPR, com o vice-presidente de Relações Sociais da endidade, Narciso Doro Junior (esquerda).

Libertad Bogus, secretária geral da Jucepar, disse aos participantes que a obrigatoriedade de uso do sistema para abertura de empresas começa dia 20 de março.

A abertura do evento contou com a presença do presidente da Jucepar, Ardisson Akel. Ele destacou que o programa Empresa Fácil, iniciativa da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), autarquia do Governo do Estado, para a operação da Rede de Simplificação do Registro Empresarial (Redesim), deve acelerar 85% dos processos de abertura de empresas. “Simplificação é a palavra chave. As empresas consideradas de baixo risco, que são dispensadas da vistoria prévia dos órgãos responsáveis de fiscalização e licenciamento, como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Secretaria de Meio Ambiente, poderão ter seu processo de abertura concretizado em até três dias úteis”, disse.

Segundo Libertad Bogus, a perspectiva é que 200 municípios estejam integrados à Redesim até o fim de 2015 e que a implantação seja concluída até o fim de 2016, abrangendo os 399 municípios paranaenses. “Estamos muito otimistas quanto à aceitação do novo sistema. Temos percorrido todo o estado e, embora até o momento o uso ainda tenha sido modesto, já que ainda não é obrigatório, temos ouvido comentários bastante positivos de todos os usuários”, disse Libertad, responsável pelo Núcleo de Informática da Jucepar, que está à frente da implantação do sistema nos municípios.

Segundo o instrutor do evento, Rick de Miranda Fonseca, empresas de 120 municípios já foram abertas via Empresa Fácil.

Auditório lotado de contabilistas interessados em conhecer o novo sistema.

O instrutor do evento no CRCPR, Rick de Miranda Fonseca, esclareceu que embora por enquanto haja apenas 10 municípios integrados, contabilistas de qualquer cidade já podem utilizar portal: “No último relatório que tirei antes da palestra, constatei que empresas de 120 municípios já haviam sido abertas via Empresa Fácil”. Durante a palestra, que contou com cerca de 230 participantes, Fonseca apresentou o passo a passo do sistema. No portal Empresa Fácil (www.empresafacil.pr.gov.br/#) , o procedimento é apresentado de modo didático e instrutivo e, uma vez iniciado o processo, o empreendedor pode acompanhar, pela internet, o andamento da solicitação de registro, alterações ou baixa da empresa.

O Empresa Fácil foi lançado em dezembro do ano passado, em Londrina, pelo governador Beto Richa e o presidente da Jucepar, Ardisson Akel. A ferramenta, que promete formalizar uma empresa em tempo recorde – dois a cinco dias úteis–, atende as necessidades de empresas dispensadas de vistoria prévia dos órgãos responsáveis pela fiscalização e licenciamento, como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente. Numa segunda etapa, será feita a implantação de um sistema de geração de documentos pré-padronizados, para facilitar a comunicação com a Receita Federal e a Secretaria da Fazenda.

Com base em convênio firmado entre a Receita Federal e a Jucepar, a Junta procede à inserção das empresas paranaenses, nos 368 municípios do interior do estado, no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, CNPJ, imediatamente após a aprovação do Contrato Societário ou ato de registro de empresário na Junta Comercial. Da mesma maneira, a baixa do CNPJ, ou seja a extinção da empresa, agora é de responsabilidade da Junta Comercial.

Empresa Fácil passo a passo na WEB

A JUCEPAR e o SEBRAE-PR produziram, com o apoio da Federação dos Contabilistas do Paraná (FECOPAR), Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Paraná (SESCAP-PR), um vídeo que ensina aos contadores o passo a passo para a utilização do Empresa Fácil, simulando a abertura de uma empresa no novo sistema: