Abertas as inscrições para o Fórum de Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Estão abertas desde a segunda-feira, 1º de setembro, as inscrições para o I Fórum Paranaense de Contabilidade Aplicada ao Setor Púbico, que acontece dias 23 e 24 de outubro no auditório do CRCPR, em Curitiba. A participação é gratuita, condicionada apenas à doação de dois brinquedos novos, que serão encaminhados a instituições atendidas pelas ações sociais do conselho.
O lema central do fórum, “Contabilidade a serviço da transparência”, norteia todo o conteúdo programático do evento, divulgado na semana passada pela organização.
Dia 23, pela manhã, o tenente coronel João Silveira de Andrade e o capitão Wilson Renato da Rosa, da 5ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército, ambos contadores, abordam as experiências da gestão de custos da unidade contábil da região militar do Exército localizada na capital.
Quem também se apresenta é Valmir Alberto Thomé, pesquisador em Contabilidade Pública, controle interno governamental e novas demandas, com o tema “A posição da Contabilidade como instrumento de transparência e estímulo à participação popular na gestão pública”.
À tarde, Inaldo da Paixão Santos Araújo, presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) fala sobre “A contabilidade aplicada ao Setor Público – Uma visão histórica frente aos tribunais de contas, órgãos regulamentadores e profissionais da contabilidade” e a contadora Michele Patrícia Roncalio, gerente de Estudos e Normatização Contábil da Diretoria de Contabilidade da Secretaria da Fazenda (DCOG/SEF) a respeito da “Avaliação e mensuração do patrimônio público”.
No segundo dia, Sérgio Cavalieri Filho, procurador-geral do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), explana sobre as “Responsabilidades civil e criminal dos contadores”; Luiz Gustavo Gomes Andreoli, secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Paraná (TCU/PR) aborda “Os desafios e contribuições do controle interno no processo de implantação da nova contabilidade pública”. À tarde, palestra do diretor de Contas Municipais do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Akichide Walter Ogasawara, sobre “A repercussão da Nova Contabilidade Pública no âmbito dos municípios paranaenses”.
O fórum encerra com mesa redonda sobre os desafios de implantação da Nova Contabilidade Pública, com Maurilio Gerreiro Campos, contador geral do Estado do Paraná, Antonio de Oliveira, contador da Prefeitura de Curitiba, Décio Vicente Galdino Cardin, contador membro da Comissão do Contador Público do CRCPR, autor do Manual do Gestor Público, e Edemilson José Pego, diretor no TCE-PR e coordenador da implantação do sistema de captação de dados da contabilidade do Estado do Paraná. A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Elizangela de Paula Kuhn, será a moderadora.