A Mulher Contabilista e a “Geração Igualdade”

Dia Intenacional da Mulher - Mensagem do presidente do CRCPR, Laudelino Jochem

Em 2020, o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional das Mulheres, comemorado no próximo domingo, 8 de março, é “Eu sou a Geração Igualdade: concretizar os direitos das mulheres”.

A participação da mulher na sociedade e no mercado de trabalho é cada vez mais significativa e na Contabilidade não é diferente. As mulheres já são maioria nos cursos de Ciências Contábeis e projeções do Conselho Federal de Contabilidade dão conta de que em poucos anos elas também serão maioria na classe contábil de todo o país. Em alguns estados da região Norte, inclusive, as mulheres já são maioria: Amazonas (52,1%) e Roraima (50,1%).

Segundo dados disponíveis no portal do CFC, o crescimento do percentual de mulheres na contabilidade paranaense vem crescendo ao ritmo de 0,1% ao ano nos últimos três anos, totalizando, em março de 2020, 37,9% dos registros ativos no CRCPR. Segundo esses números, as profissionais da contabilidade do Paraná ainda têm um longo caminho a percorrer para alcançar a igualdade representativa, mas quero registrar aqui nosso apoio irrestrito para que essa estrada seja trilhada no menor tempo possível, pois acreditamos que a mulher contabilista, pela sua habilidade para lidar com várias atividades simultaneamente, por sua facilidade de adaptação, por sua capacidade de conciliação e de gestão, e por seu espírito empreendedor, desempenha um papel chave no atual momento de transição da nossa profissão para era digital.

Queremos dar mais voz à mulher contabilista, tanto que escolhemos a coordenadora da Comissão Estadual da Mulher Contabilista, a conselheira Denise Maria de Oliveira, para ocupar a vice-presidência de Relações Institucionais, o que permitirá ampliar a contribuição das profissionais da contabilidade junto a diversas instituições com as quais possuímos interfaces. Contamos para isso com o irrestrito apoio do Conselho Federal de Contabilidade, uma vez que nossa ex-conselheira, Nilva Amalia Pasetto, preside a Comissão Nacional da Mulher Contabilista, e acreditamos que dessa forma poderemos inserir a questão do empoderamento feminino e estímulo à participação social e política das mulheres de maneira transversal em todas as nossas atividades.

8 de março (1).jpgAlém da Denise, que integra o nosso Conselho Diretor, contamos ainda com a participação das profissionais Daniella Novak, Elisete de Carvalho Bazzo, Eunice Maria Cavali Duarte, Indiara Barbosa Custódio e Rosemere Kiyomi Hayashi como conselheiras efetivas, e Renata Dinamarques Armenio, Juliana Bertol Guedes, Izabel Aparecida Kulak, Hylcinéia Deisy da Silva Liboni e Elisabete Satomi Tanaka Masukawa como suplentes.

Antes delas, tivemos a Lucelia Lecheta, uma das primeiras mulheres a presidir um Conselho Regional de Contabilidade no país, que hoje nos orgulha ocupando a vice-presidente de Registro do CFC; a Elizangela de Paula Kuhn, que ocupou as vice-presidências de Desenvolvimento Profissional e Fiscalização, Ética e Disciplina desta casa, a própria Nilva, já citada, que é conselheira do CFC e já presidiu a Academia de Ciências Contábeis do Paraná, as ex-conselheiras Márcia Cristina de Almeida, que atualmente preside o Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCont), e Ormelia Teresinha Silva, que atualmente representa a mulher contabilista junto ao Sescap-PR e IPMCont, para citar apenas algumas destas valorosas representantes femininas da nossa profissão que serviram já atuaram e seguem atuando nos quadros desta e de outras importantes instituições da classe contábil do nosso estado.

Não posso deixar de ressaltar que atualmente 13 das nossas delegacias regionais são lideradas por mulheres, que faço questão de enumerar, e cujo trabalho, enaltecer: em Colombo, Kelly Susel Menegari Oliveira Santos; em Cornélio Procópio, Cláudia Valeria Soares; em Foz do Iguaçu, Nita Busanello; em Francisco Beltrão, Mara Odete Ribeiro; em Guarapuava, Eva Schran de Lima; em Laranjeiras do Sul, Marileuza Zortea; em Medianeira, Marisa Rippel; em Palmas, Aline Langaro;  em Paranaguá, Soraya Grani Nascimento; em Planalto, Kacyara Maria Tovo Kinner; em Ponta Grossa, Elisete Aparecida Schoemberger Prestes; em Prudentópolis, Cristina Parteka Camargo; e em Realeza, Angela Marcante Pavanello.

Outro ponto a destacar é que nos municípios de Araucária, Lapa, Marechal Cândido Rondon, Palotina e Pato Branco, as mulheres já são maioria dos registros ativos na categoria Contador.

Vale lembrar também a preciosa contribuição de nossas funcionárias, que saúdo na pessoa da gerente de Fiscalização do CRCPR, a contadora Celita Paltanin, por ser a que está conosco há mais tempo.

No próximo dia 27 de março, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, promoveremos mais uma edição do Fórum da Mulher Contabilista do Paraná. O evento, coordenado pela Comissão da Mulher Contabilista do CRCPR, acontece sempre no mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Este ano, a programação contará com palestras, mentoria, feira de negócios e talk show. Este é um dos mais tradicionais eventos do calendário anual do CRCPR e não só convido, mas recomendo a participação de todas, pois informação de qualidade, atualização e networking são algumas das mais importantes ferramentas de empoderamento com as quais as mulheres podem contar. Enfim, além de parabenizar vocês por essa data que celebra a sua luta por tratamento e valorização igualitária em todos os aspectos da sociedade, gostaria também conclamá-las a efetivamente fazer parte da “Geração Igualdade” e superar quaisquer amarras que ainda possam estar obstruindo a realização de todo do seu potencial como profissionais e empreendedoras.

Laudelino Jochem

Presidente – CRCPR