A legislação proposta pela Comissão Europeia descreve componentes importantes para completar o ecossistema de relatórios corporativos

Fonte: Ibracon

A Federação Internacional dos Contadores (IFAC), que compreende 180 organizações-membro e associados que representam mais de 3 milhões de profissionais da Contabilidade em todo o mundo, dá as boas-vindas à publicação do texto preliminar revisada da Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa da União Europeia (UE).

A legislação busca colocar alinhar os relatórios relacionados à sustentabilidade aos relatórios financeiros tradicionais. Propostas específicas, como onde as informações de sustentabilidade são relatadas, asseguração obrigatória, uma taxonomia de relatórios digitais e escopo expandido para supervisão por comitês de auditoria são todos elementos importantes para aprimorar o ecossistema de relatórios corporativos e incluir informações relacionadas à sustentabilidade.

À medida que o progresso na criação do Conselho de Normas de Sustentabilidade da Fundação IFRS acelera, a IFAC acredita que os formuladores de políticas têm uma oportunidade única de construir um sistema verdadeiramente global para relatórios de sustentabilidade e Espera que o importante trabalho da UE contribua possa contribuir.

O CEO da IFAC, Kevin Dancey, disse: “É ótimo ver um compromisso com as necessidades dos investidores, bem como de outras partes interessadas, e a cooperação e alinhamento com iniciativas internacionais, incluindo o trabalho proposto pela Fundação IFRS, bem como os esforços de várias autoridades públicas. A IFAC ratifica a importância de a IFRS Foundation agir com rapidez para que os benefícios das normas para relatórios de valor empresarial estejam disponíveis para todas as jurisdições, ao mesmo tempo que preserva a flexibilidade para divulgações que atendam às necessidades locais abordando objetivos de desenvolvimento de sustentabilidade mais amplos. Continuaremos a nos envolver com os stakeholders enquanto todos trabalhamos em direção ao objetivo comum de um sistema global para relatar informações relacionadas à sustentabilidade focadas no interesse público.”

Leia as cartas recentes de Kevin Dancey às organizações-membro da IFAC, clicando aqui e aqui.