Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

O contador Michel Gulin Melhem é o novo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) para a gestão 2024-2025. Os vice-presidentes exercem atividade honorífica (não remunerada) e são eleitos pelo Plenário, entre os conselheiros ativos na Casa, para mandatos de dois anos.

De acordo com o Regimento Interno do CRCPR, a Câmara de Fiscalização tem a atribuição de julgar os processos abertos contra as pessoas físicas não contabilistas, organizações contábeis e outras pessoas jurídicas. Já a Câmara de Ética e Disciplina tem como competências processar e julgar as infrações cometidas por profissionais da contabilidade, levantadas pela Fiscalização do CRCPR; bem como processar as denúncias ou representações oferecidas por terceiros interessados, desde que legitimados relativamente aos efeitos da causa. A Câmara de Ética e Disciplina aprova ainda a abertura dos processos de infração do exercício da profissão. 

Além disso, as Câmaras determinam as diligências que entenderem necessárias para o julgamento dos processos e decidem sobre consultas a respeito de fiscalização do exercício profissional.

Nesta entrevista, Michel Gulin Melhem conta um pouco da sua trajetória profissional e fala sobre seus planos e expectativas quanto ao trabalho à frente das Câmaras de Fiscalização e de Ética e Disciplina no CRCPR.

CRCPR Online:  Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e envolvimento com o CRCPR?

Michel Gulin Melhem (MGM): Iniciei minha aproximação junto ao CRCPR no ano de 2018, quando fui convidado a integrar a Comissão do Empresário Contábil da entidade. Nesse contexto, tive a oportunidade de conhecer mais de perto a realidade e as atividades do Conselho. Ao final de 2019, recebi o convite para fazer parte da chapa de renovação de 1/3 do Plenário, ocasião em que me tornei conselheiro efetivo para o mandato de 2020-2023. Entre 2020 e 2021,  sob a designação do então presidente Laudelino Jochem, atuei como coordenador geral das Comissões Técnicas de Trabalho do CRCPR. No biênio 2022-2023, aceitei o desafio e a responsabilidade da vice-Presidência de Desenvolvimento Profissional. Posteriormente, com o apoio do Sicontiba, integrei novamente a chapa para a eleição de 1/3 do Plenário, visando o mandato de 2024-2027. Atualmente, recebi a confiança do presidente Everson Carlin para assumir a Vice-Presidência de Fiscalização, Ética e Disciplina (2024-2025).


CRCPR Online: Qual é a sua visão em relação ao papel desempenhado pelo CRCPR junto à profissão contábil no estado?

MGM:  O mercado da contabilidade está passando por uma fase de intensa transformação, marcada pela introdução de novas tecnologias, novo formato de interação com clientes e entidades, além de novos formatos de prestação de serviços e posicionamento de mercado, entre outros aspectos. Esse movimento é natural e observado em diversos segmentos de mercado. O profissional da área precisa manter-se atualizado, ser competitivo e possuir rápida velocidade de adaptação. Nesse contexto, as funções primordiais do CRCPR, tais como Registro, Fiscalização e Educação Continuada, desempenham e vêm desempenhando um papel fundamental. As diversas ações, fiscalizações e programas promovidos pelo CRCPR certamente contribuem para a manutenção de um ambiente de elevada qualidade técnica e competitividade. Essas iniciativas demonstram, ainda, a proximidade do Conselho com os profissionais, com presença em regiões de todo o Estado, o envolvimento e engajamento por meio das Comissões Técnicas, além da entrega de uma quantidade significativa de conteúdo de capacitação e educação profissional continuada. É dessa maneira que o CRCPR se posiciona de forma proativa, desempenhando um papel relevante em um cenário tão desafiador quanto o atual.

CRCPR Online: Como se sente ao assumir a vice-presidência de Fiscalização, Ética e Disciplina? Quais são suas expectativas e objetivos para liderar essa Câmara?
MGM: 
O setor de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCPR destaca-se em âmbito nacional e é um parceiro do Conselho Federal de Contabilidade em diversas iniciativas pioneiras. Assumir a Vice-Presidência, com todo o seu histórico de entregas representa um grande desafio. Sinto-me lisonjeado e honrado por contar com a confiança do presidente Carlin e do Plenário do CRCPR  para conduzir tamanho projeto. Comprometo-me a retribuir essa confiança com esforço e determinação, contribuindo para a contínua construção de um ambiente que proteja e valorize o papel do profissional da contabilidade. Entendo que a fiscalização tem importante papel de orientação e conscientização da classe. É através desse processo que buscamos preservar um ambiente saudável. Além disso, temos a crucial função de coibir práticas que violem a ética e as normas que regem a categoria, utilizando todos os meios e veículos disponíveis. A manutenção desse equilíbrio orientativo-fiscalizatório é fundamental. Reforço também que o uso de novas tecnologias é um balizador relevante para as futuras ações da pasta, permitindo-nos responder de maneira eficaz à velocidade das transformações e às novas demandas que delas decorrem. 

CRCPR Online: Quais são seus anseios e perspectivas para a comunidade contábil durante o seu mandato?

MGM: O CRCPR vive um momento de intensa interação e proximidade com a classe contábil. São lançados diversos novos produtos sob a campanha “Aqui tem sua Anuidade”, abrangendo uma variedade de frentes, como programas de integração, conscientização, capacitação, fiscalização, grupos de estudo e comissões de trabalho. Muito se produz e muito se entrega.  A tecnologia tem desempenhado um papel crucial na divulgação dessas ações e resultados, superando os desafios geográficos que anteriormente a limitavam. No entanto, reconhecemos que ainda há muito a ser feito. Nos últimos anos, houve um esforço para desenvolver ações equilibradas, alinhadas com as expectativas dos profissionais, com enquadramento adequado, linguagem apropriada, formato atrativo e divulgação que possibilite a absorção por públicos diversos. Essa abordagem é uma prioridade que se intensificou recentemente e representa a expectativa para o atual mandato. 




Reprodução permitida, desde que citada a fonte.